16/10/2020 3:46 pm

Equipe de estudantes do IEMA é finalista no Programa Inova Jovem 2020

Banner divulgação

Um desempenho para ser comemorado por todos os estudantes maranhenses. A Equipe Conecta IEMA, formada por estudantes do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), Unidade Plena Dr. João Bacelar Portela, conseguiu realizar um grande feito em uma das maiores competições de empreendedorismo do país, voltada para o ensino médio: o Inova Jovem. A equipe do Maranhão é uma das seis finalistas do Programa, que este ano está em sua 7ª edição.

A “Conecta IEMA” está correndo com um projeto que trata sobre o ensino da gestão empreendedora para estudantes do ensino médio. A equipe maranhense é composta pelos estudantes Anny Caroline Silva Saldanha (aluna do curso Técnico em Edificações), Brenda Sousa da Luz (aluna do curso Técnico em Eletromecânica), Pedro Cauã Penha Martins (aluno do curso Técnico em Eletrotécnica) e João Vitor Costa Vieira (aluno do curso Técnico em Eletromecânica).

Durante um mês e meio, os estudantes receberam capacitações em empreendedorismo e inovação com o objetivo de desenvolver modelos de negócio com impacto social. As equipes aprenderam conceitos sobre inovação, metodologia Business Model Canvas (BMC), a formular apresentações de pitch e como fazer sessões de mentorias.

“Para mim é uma honra estar participando dessa competição. O Inova Jovem é uma forma de incentivar os jovens a praticar e exercer o seu protagonismo, além de ajudar a tirar algumas ideias do papel e pô-las em prática. Com esse projeto, pude aprender, dentre outras coisas, a fazer uso do Canvas para auxiliar na formação de algum negócio. O nosso projeto é uma forma de transmitir a outras pessoas noções sobre empreendedorismo e ainda pode ajudar alunos e pequenos empreendedores a montar ou evoluir o seu negócio”, destacou João Vitor, 16 anos.

Após as capacitações, as equipes entregaram seus modelos de negócios em forma de canvas e, das 136 inscritas, seis foram selecionadas para concorrerem à final, que acontecerá no dia 23 de outubro. As equipes selecionadas apresentarão seus pitches para convencer os avaliadores e o público do valor de seus modelos de negócios. Os competidores concorrerão nas categorias Avaliação da Banca e Voto popular. Na primeira categoria, a equipe ganha o prêmio de R$ 1.000,00, por integrante, e mais certificados; na segunda categoria, certificados com menção honrosa.

“Poder participar dessa competição está sendo muito gratificante, pois estou aprendendo cada vez mais sobre empreendedorismo e adquirindo muito conhecimento. Espero que a nossa iniciativa também incentive outros estudantes a participarem. O projeto é uma maneira de mostrar que os jovens têm a capacidade de transmitir conhecimento, e espero poder passar o que eu aprendi na competição a outras pessoas”, expressou Anny Caroline, 16 anos.

A estudante da 1ª série, Brenda Sousa, 16 anos, expressou bem o que é participar de uma competição tão importante para os estudantes e destacou que o evento tem contribuído para ajudar a equipe a entender melhor assuntos relacionados a negócios e empresas.

“Participar dessa competição está sendo uma experiência nova para mim, onde estou adquirindo bastante conhecimento. Eu não tinha nenhuma noção sobre empreendedorismo e educação financeira, mas com essa competição e a execução do projeto pude aprender muito sobre os temas. O nosso projeto se chama Conecta IEMA e trata sobre o ensino da gestão empreendedora para estudantes do ensino médio. O objetivo é dar suporte aos estudantes para que entendam como funciona uma empresa e qual é a melhor forma de administrar o seu negócio”, frisou.

O Programa Inova Jovem é uma competição criada pela Agência de Inovação da Unicamp, em 2014, como o objetivo de apresentar o empreendedorismo como opção de carreira para jovens do ensino médio. A competição, que já capacitou mais de 2100 alunos até 2019, recebeu neste ano a inscrição de 519 alunos, divididos em 136 equipes de 59 escolas espalhadas por nove estados brasileiros mais o Distrito Federal.

“Primeiramente, gostaria de parabenizar toda equipe escolar da Unidade Plena Bacelar Portela, especialmente os nossos estudantes, que participaram de uma competição nacional, o Inova Jovem, da Unicamp, e ficaram entre os finalistas, dentre as diversas equipes do país inteiro. Essa conquista revela o esforço do governo Flávio Dino que, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), investiu R$17 milhões no Plano de Inovação, possibilitando que os nossos alunos participassem de competições importantes como essa. Estamos bastante felizes, por que é uma grande conquista para o Maranhão”, destacou Elinaldo Silva, diretor de Ensino e Pesquisa do IEMA.

Fonte: Seduc
Texto: Antônio Figueiredo
16/10/2020

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI