16/12/2015 2:03 pm

Escola Barbosa de Godóis promove Mostra Científico-Cultural

Estudantes entusiasmados e eufóricos com a possibilidade de, por algumas horas, serem os mestres, protagonistas do conhecimento. “Está sendo muito importante pra nós porque tivemos que pesquisar muito e fazer os trabalhos, as maquetes, para apresentar tudo direitinho. A gente fica com frio no estômago”, disse Victor Gabriel, de 9 anos.  Foi esse clima que tomou conta dos estudantes do Ensino Fundamental da Unidade Integrada Barbosa de Godóis, no Monte Castelo, escola do Sistema Estadual de Ensino, durante a apresentação dos trabalhos na XVIII Mostra Científico-Cultural.
A mostra acontece em dois dias. Nesta terça-feira (15), cerca de 350 estudantes do turno matutino apresentaram trabalhos desenvolvidos dentro do tema “Meio ambiente, saúde e cidadania: práticas e necessidades”. Já na quarta-feira (16), 400 estudantes do turno vespertino irão apresentar seus trabalhos com a temática “Atenas Maranhense e sua diversidade literária e cultural”.
Nos 40 trabalhos apresentados no primeiro dia da mostra, as equipes falaram de subtemas como: coleta e destino do lixo, reciclagem, compostagem e lixo orgânico, prevenção de doenças e ambientes saudáveis, vida sustentável, entre outros. “Quando a gente se envolve na montagem da mostra e pesquisa pra apresentar um trabalho, acho que a gente acaba aprendendo melhor”, afirmou Bruna Ferreira Costa, de 11 anos, estudante do 5º ano, que apresentou o trabalho sobre paisagem urbana. “Eu aprendi que, a paisagem urbana é uma materialização e ela é imediata, e influencia na vida social das pessoas e que precisa ser cuidada”, completou a estudante Beatriz da Silva, de 10 anos, que faz parte da mesma equipe.
A Gestora da Unidade Regional de São Luís (URE São Luís), Maria Aparecida de Jesus Medeiros, esteve na escola acompanhando a apresentação dos trabalhos. “Eu vejo os alunos trabalhando a temática meio ambiente e sustentabilidade. Isso é de um valor imensurável, porque eles estão envolvidos nesse processo de aprendizagem, são protagonistas desse processo. O conhecimento que eles adquiriram se torna mais eficaz”, enfatizou a professora Aparecida.
A gestora geral da Escola, Venina Frasão, destacou que “Este é um momento muito significativo para o conhecimento, para a escola, para os estudantes, professores, pais que vêm aqui ver os trabalhos que os filhos deles fizeram e saem felizes. Isso nos deixa com a sensação de dever cumprido e com a certeza de que precisamos fazer cada vez mais”, disse.
Para o diretor adjunto, Marven Henrique Pinheiro Martins, a mostra representa o conhecimento além dos livros. “É a escola traduzida em vida, conhecimento vivo, não só o conhecimento livresco, de quadro, mas o conhecimento real. Tenho certeza que estes adolescentes sairão daqui hoje, com outra visão sobre ecologia, meio ambiente. Como se sabe a pedagogia de projetos ela ensina muito mais que qualquer nuance de sala de aula, então os estudantes vivenciam as práticas pedagógicas, pesquisam, montam esse trabalho e quando chega esse dia eles estão, dentro da área de cada um deles, extravasando conhecimento”, destacou Marven.

Texto: Regina
Fotos : Matheus Marques