13/01/2016 7:31 pm

Escola da Rede Estadual de Ensino apresenta Pastoral na cidade de Guimarães

sitio

Estudantes da escola da rede estadual de ensino Y Bacanga, São Luís, num total de 60, fizeram o encerramento do ato natalino “Pastoral”, neste último final de semana, na cidade de Guimarães, interior do Maranhão. A unidade de ensino há 15 anos vem desenvolvendo essa atividade envolvendo a comunidade escolar nas artes cênicas, com foco no desempenho dos estudantes nas demais disciplinas.

f535dbe8-5b40-4232-9750-e976e4d26e3cO público lotou o Teatro Municipal Guarapiranga para prestigiar a performance dos estudantes/atores. Os moradores mais experientes com esse formato de apresentação cultural contaram que a escola não perdeu a essência mesmo com as adaptações que foram feitas. Para a moradora Isabel Barbosa, “eles foram brilhantes, estou emocionada, pois eles contam tudo de forma dinâmica e moderna, sem perder o espírito do nascimento e a história dos primeiros anos de vida de Jesus”, disse.

O professor e coreógrafo, Ronildo Pereira, explicou que o espetáculo está sendo apresentado em formato menor, foi preciso adaptar para uma apresentação de trinta minutos, de forma que não comprometesse a qualidade e o centro da história. “Fizemos uma compactação do tempo, juntando os pontos principais da história, e ainda fizemos adaptações, tanto para o contexto recente e incorporado ao teatro, a dança e a música”, explicou.

Pastoral

Durante o espetáculo, os estudantes passaram a mensagem em quatro momentos: no primeiro encenam o nascimento do menino Jesus, contando do anúncio feito pela estrela guia aos pastores, que por sua vez disseminam a notícia, continuam com a adoração dos três reis a Jesus e por último acontece a festança, onde todos são convidados a comemorar juntos.

A estudante Elaine Raquel, que interpreta Maria, garante que a oportunidade oferecida pela escola permite a ela seguir a carreira de cantora e atriz. “A experiência que vivemos aqui vai além das salas de aula ou dos palcos, aprendemos a ser profissionais, podemos seguir carreira de ator, atriz, cantor ou mesmo nos profissionalizarmos como músicos dependendo de cada um na sua área de atuação”, finalizou.

A ideia nasceu da gestora da escola, Lourdimar Sales, que assistiu à uma apresentação e ficou inspirada para aplicar como método de ensino. A professora contou emocionada a história da trajetória do grupo, das dificuldades e da boa convivência com todos. “No início tínhamos que convidar os jovens da escola várias vezes para que participassem, era algo diferente e muito distante da realidade deles”, contou.

Os estudantes da escola Y Bacanga contam este ano com a parceria da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) na formação profissional dos estudantes que participam do ato.

Ela ainda enfatizou a mudança que a arte trouxe para a comunidade escolar. “Agora temos que fazer seleção para os atores, os pais e a comunidade participam de tudo; o estudante que não está dentro da peça ajuda de outra maneira, de forma que todos estão envolvidos e quem ganha é a comunidade”, finalizou.

Fotos/ Ascom

Texto/ Lucivaldo Loppes