26/11/2018 4:22 pm

Escola da rede estadual de ensino leva temática social para as ruas

13117_13117_foto_2_8687139332478395182_6630520258222795745

Com faixas e cartazes estudantes chamam a atenção para a importância de combater a violência contra a mulher

Envolver a comunidade estudantil nas discussões sobre temas de relevância social e ao mesmo tempo chamar a atenção da população para as problemáticas em discussão e para o que está sendo produzido na escola. Com este objetivo a Unidade Integrada José Giorcelli Costa, escola da rede estadual de ensino, no bairro da Madre Deus, realizou uma caminha pelas ruas da localidade.

A caminha, intitulada ‘U.I. José Giorcelli Costa: Não à Violência Contra as Mulheres’, reuniu mais de 300 estudantes além de professores. Com faixas e cartazes nas mãos, além de dramatizações, os estudantes chamaram a atenção da comunidade sobre a problemática da violência contra as mulheres. A ação faz parte do ‘projeto Lei Maria da Penha’, que atualmente, é trabalhado nas escolas da rede estadual de ensino como parte do projeto pedagógico de forma transversal durante todo o ano. O projeto inclui estudo de campo com o levantamento sobre crimes contra a mulher ocorridos na capital, em 2018, além de palestras e debates sobre o tema.

“Este é o segundo ano que realizamos a caminhada, que serve como culminância de todo um trabalho desenvolvido durante o ano. A nossa ideia, é envolver os estudantes nesse debate de forma preventiva, para que tenham a consciência de que eles podem fazer a diferença em uma sociedade. Que eles podem ser homens que respeitam as mulheres, e que elas possam ser mulheres que têm consciência de seus direitos. Precisamos respeitar as diferenças, os direitos, ser gentis. Esse é um passo importante para que se estabeleça uma cultura de paz”, disse a gestora da escola, Maria de Jesus Lindos.

“A importância desse projeto no nosso dia a dia, é fazer a mulher entender que a violência doméstica não se restringe a agressão física. Existe vários tipos de agressões, como a verbal, psicológica, que acontecem no dia a dia, mas, às vezes as mulheres não percebem. E é necessário que fiquemos atentas. E debater essa questão do feminicídio é fundamental”, disse a estudante Nathaly Rodrigues.

“A conscientização sobre a violência contra a mulher é de fundamental importância para que tenhamos uma sociedade mais justa, que respeite os direitos, as diferenças, e valorize a mulher. Menos machismo e mais harmonia e igualdade de gênero. É isso que buscamos despertar em nossos alunos a partir de projetos como este”, disse a professora Laurizete dos Santos, envolvida no projeto.

Fonte: Seduc
Fotos: Divulgação
26/11/2018

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI