24/10/2016 3:16 pm

Escola da Rede Estadual faz blitz educativa no trânsito de São Luís

IMG-20161024-WA0009

O Centro de Ensino Fernando Perdigão, escola da Rede Estadual de Ensino, localizada no Monte Castelo, realizou, neste sábado (23), uma blitz educativa na Avenida Getúlio Vargas, próximo à escola. O objetivo era chamar a atenção dos pedestres e motoristas para a importância de respeitar a Lei e as Regras do Trânsito.

A blitz foi organizada por estudantes do 2º ano do Ensino Médio, turma 202, sob a coordenação dos professores Diomedes Santos (Inglês) e Cristiana Viana (Língua Portuguesa). A ação é parte da culminância do Projeto Educação para o Trânsito, proposto pela Unidade Regional de Educação (URE) São Luís para as escolas da Rede Estadual.

No primeiro semestre, supervisores de várias escolas participaram de uma formação no Colégio Bombeiro Militar 2 de Julho, depois em suas unidades educacionais, e se encarregaram de multiplicar as informações e planejar com os professores as abordagens. Cada professor conselheiro da escola Fernando Perdigão desenvolveu uma temática socioeducacional e apresentou um produto final.

Na oportunidade foram distribuídos folhetos educativos sobre segurança no trânsito e lixeirinhas para carros, doados pelo Departamento Nacional de Trânsito no Maranhão (Detran). Além disso, os estudantes produziram faixas e cartazes com dizeres que mostram boas maneiras que podem levar a um trânsito com menos violência e mais harmonia e paz. Alguns dos cartazes traziam frases como: “Por favor, pode passar!”, “Ops, desculpa!”.

IMG-20161024-WA0010Com uma faixa preta que trazia o dizer “Seja você a mudança no trânsito”, os alunos apelaram diretamente à consciência de cada motorista e pedestre por um trânsito mais seguro, com respeito aos direitos de todos. “A gente abraçou esta causa, por entender que é um problema muito sério. E na rua procuramos abordar questões como o uso do celular ao volante, o uso do cinto de segurança, respeito ao pedestre. Esperamos ter contribuído para um mais de conscientização”, Késsia de Jesus Rodrigues Almeida, aluna do 2º ano.

“Esta temática além de ser orientada pela Seduc, já vem sendo trabalhada há algum tempo na escola. A ideia é levar os nossos alunos a pensarem a sua condição enquanto cidadãos participantes do meio e buscar a transformação desse meio, de uma forma consciente”, destacou o professor Sander Garcia, Gestor Geral do CE Fernando Perdigão.

A blitz foi apenas uma das atividades do projeto, que teve ainda, redação sobre a temática do trânsito, grafismos e charges.