9/05/2024 7:35 pm

Escola da Rede Estadual no município de Coelho Neto realiza 1ª Olimpíada de Foguetes

1ª Olimpíada do Centro Educa Mais Magno Bacelar, realizada nessa quarta-feira (08), no município de Coelho Neto

Com o intuito de fortalecer a educação científica entre os estudantes, o Centro Educa Mais Magno Bacelar, localizado no município de Coelho Neto, promoveu nessa quarta-feira (08), com o apoio do Governo do Estado, a 1ª Olimpíada de Foguetes Magno, que envolveu 47 equipes de escolas do Maranhão e até do Ceará. Com inspiração na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), o evento busca estimular o interesse pela ciência e tecnologia, bem como desenvolver habilidades dos estudantes como o trabalho em equipe, a criatividade e o raciocínio lógico.

“É importante apoiarmos eventos como esse que visam fortalecer o conhecimento científico dos estudantes. Parabenizo o Centro Educa Mais Magno Bacelar por essa excelente iniciativa. A ação nos enche de satisfação porque demonstra o compromisso da escola para ajudar a melhorar a qualidade da educação no estado e estimular os estudantes para a busca de novos conhecimentos”, destacou o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

A competição não apenas desafia os participantes a projetar e construir foguetes, mas também a aplicar seus conhecimentos teóricos em ciência, tecnologia, engenharia e matemática na prática. Isso proporciona uma experiência valiosa, onde os estudantes devem considerar aspectos como aerodinâmica, propulsão e estabilidade.

O gestor geral do Centro Educa Mais Magno Bacelar, Rodrigo Emanuel Prestes Costa, ressaltou a importância do evento para ajudar no desenvolvimento científico dos estudantes.

“Foi um evento magnífico, com a participação de mais de 300 estudantes, que desenvolveram a criatividade, o raciocínio lógico, o trabalho em equipe e a diversão, por meio da ciência. Foi um evento científico, mas também um momento lúdico, onde os estudantes se envolveram de forma criativa em uma competição, que culminou com energia e apoio mútuo. Agradeço ao governo pelo apoio e a todos que contribuíram para o sucesso desse evento científico, como estudantes, professores, pais de alunos, gestores administrativo e pedagógico, entre outros”, proferiu o gestor.

A estudante protagonista do Centro Educa Mais Magno Bacelar, Maria Raquele, participou da Olimpíada e contou como foi a sua experiência no evento. “Participei do lançamento de foguetes e gostei bastante. Para mim, foi uma experiência maravilhosa”, expressou.

Além dos lançamentos de foguetes, a olimpíada oferece exposições e atividades que enriquecem o conhecimento dos participantes sobre temas científicos e tecnológicos. Essas experiências complementares contribuem significativamente para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes, ampliando seus horizontes e inspirando-os para possíveis carreiras nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia, física e matemática.

“Essas iniciativas estão focadas em fortalecer a educação dos nossos centros. É um evento bem organizado que abrange múltiplos municípios e envolve apoio do governo estadual, liderado pelo governador Carlos Brandão, o vice Felipe Camarão e o adjunto Delmar Matias. Envolvendo não apenas os municípios adjacentes, mas também atraindo participantes de outros estados. Desenvolvendo ferramentas educacionais em sua região”, afirma Thiago Gomes, Coordenador de Inovação.

A competição foi dividida em duas etapas. A primeira, chamada Nível 3, contou com escolas de Ensino Fundamental II. A Segunda etapa, Nível 4, envolveu escolas de Ensino Médio.

Resultado da competição

Premiados Ensino Médio Nível 4

1º Equipe Legis Beta 289m. IEMA Dom Hamleto de Angelis (Viana).

2° Equipe Young Flihg 5 -195m. Centro Educa Mais Ayrton Senna. (Itapecuru-Mirim).

3° Equipe EEMIT João Almir – 187 m. Escola Dr. João Almir de Freitas Brandão – CEARÁ

Premiados Ensino Fundamental Nível 3

1º Equipe Orion 342 m. Unidade Escolar Profº. Edith Nair Furtado (Viana)

2° Equipe F9 Atlas 221m. Unidade Escolar Manoel Soeiro (Viana)

3° Equipe Tropa NSC 174m. Unidade Escolar Nossa Senhora da Conceição (Paulo Ramos).

09/05/2024