9/08/2016 4:52 pm

Escola da rede estadual promove semana de acolhida na volta às aulas

Contribuir na formação de um aluno cidadão capaz de atuar individual e coletivamente nas questões da comunidade onde está inserido e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade dos serviços oferecidos aos alunos, buscando o cumprimento da função social da escola. Estes são os objetivos da “Semana de Acolhimento” promovida pelo Centro de Ensino Y-Bacanga, no bairro Anjo da Guarda, na área Itaqui Bacanga.

imageDurante toda semana da volta às aulas, de segunda-feira (1º) à sexta-feira (5), os alunos foram envolvidos em diversas atividades realizadas na escola. A programação começou com as boas-vindas e compartilhamento das normas de convivência. Também foram promovidas palestras com temas de interesse da comunidade escolar.

A semana contou com o apoio de vários colaboradores. A fisioterapeuta Layla Mayara Torres Barbosa proferiu palestra sobre “Desvios Posturais”, problema que atinge a muitos estudantes no Brasil inteiro e que muitas vezes leva a sérios problemas físicos. Wellington Resende, da Controladoria Geral da União (CGU) proferiu palestra sobre ‘a CGU e Rede de Controle Social’.

Outro palestrante foi o advogado Rondinele Rocha da Luz, especialista em cibercrimes, falou sobre ‘Crimes contra a honra cometidos no âmbito digital’. Cibercrime é o termo utilizado para se referir a toda atividade onde um computador ou uma rede de computadores é utilizada como ferramenta para prática de crimes que vão desde uma invasão a um sistema bancário para roubar dinheiro das contas de correntistas, por exemplo, até invasão de privacidade ou calúnia, difamação ou prática de racismo pelas redes sociais.

‘Alimentação e Adolescência’, foi o tema da palestra proferida pela nutricionista Juliana Castro, que destacou a importância de uma boa alimentação na adolescência para desenvolver bons hábitos alimentares para a vida toda e como fator preponderante no desenvolvimento físico e nutricional do organismo, além das influências que isso traz para manter uma vida com qualidade.

Teve ainda palestras sobre ‘As Consequências da Depredação do Patrimônio Público’ e ‘Doenças Sexualmente Transmissíveis’, proferidas pelo Sesc Saúde.

image“A ideia desta semana é envolver nossos estudantes em debates que tragam contribuições para a vivência deles no ambiente escolar, na comunidade e em casa. O papel da escola é acima de tudo formar cidadãos conscientes e empoderados de conhecimentos que levem a atitudes cidadãs”, destacou Lurdimar da Glória Sales, gestora da escola.

 

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI