16/06/2019 11:45 am

Escola Digna entregue no povoado Bom Jardim, em Mirador, foi a 6ª em uma semana

“O povo aqui era desprezado, jogado, agora que estão nos enxergando com essa escola, que para nós vai ser bom demais. Nossos filhos vão voltar a estudar perto da gente”. Essa foi a afirmação do Genivaldo Fernandes, que é pai do Geilson Alves Fernandes, de 8 anos, estudante da nova Unidade Escolar Básica Machado de Assis, no povoado Bom Jardim, em Mirador, inaugurada neste sábado (15).

No povoado Bom Jardim moram 50 famílias e a Escola Digna trouxe principalmente esperança para os pais e avós da comunidade. Como a dona Francisca Fernandes de Melo, que aos 59 anos tem 14 netos e foi a doadora do terreno onde foi construída a nova escola. “Eu doei o terreno pra construir a escola porque quero os meus netinhos ‘tudo sabido’, queria meus netos formados, lendo diretinho. Tô muito feliz com essa escola bem bonita e com tudo dentro”, afirmou.

Até pouco tempo atrás a realidade era outra. As crianças do povoado tinham duas opções: Iam estudar no povoado Cocos ou estudavam em um casebre de barro e palha no povoado. A dona Osmarina Silva Pereira, moradora e zeladora da casa onde funcionava a UEB Machado de Assim, explicou como era a triste realidade vivenciada pelas crianças da comunidade.

“Aqui era só sofrimento para essas crianças. Elas têm vontade de estudar e não tinham um pingo de conforto, não tinha água no pote, não tinha banheiro, até as cadeiras eu que dava. Todo mundo merece uma coisa melhor e foi Deus que tocou no coração do Flávio Dino e construiu essa escola para nossas crianças”, ressaltou Osmarina.

Cerca de 60 estudantes do povoado tem que se deslocar diariamente para estudar no povoado Cocos. Essa realidade vai mudar com a nova escola digna, como afirmou a Maria José Araújo, secretaria municipal de Educação.

“Aqui temos 20 estudantes matriculados que estudavam no casebre e mais 60 que voltarão a estudar aqui, com essa nova escola em seu próprio povoado. Estamos todos muito felizes e gratos”, ressaltou Maria José.

A festa de inauguração contou com a presença do deputador federal Márcio Jerry, do prefeito de Mirador, José Ronilde Pereira de Sousa, e autoridades locais.

Na ocasião, foi entregue também a rede de distribuição de água que atenderá toda a comunidade. “Muita alegria em mais uma vez testemunhar a entrega de mais uma escola digna. Agora, aqui no povoado Bom Jardim, em Mirador. Essa grande revolução democrática que o governador Flávio Dino vem fazendo, investindo em educação que é a obra mais importante, mais estruturante para qualquer governo, em qualquer época. Governador Flávio Dino e secretário Felipe estão de parabéns. Viva Mirador! Viva o Escola Digna!”, ressaltou Márcio Jerry.

Por fim, o prefeito José Ronilde agradeceu a parceria com o Governo do Estado. “Em nome do povo do Bom Jardim e de Mirador eu só tenho a agradecer ao governador Flávio Dino por essa escola tão bonita aqui em nossa cidade. E também pela água, que era o anseio de toda a comunidade do Bom Jardim. Eu só tenho a agradecer por tudo”, finalizou o prefeito.

Fonte: Seduc
Texto: Nayara Vieira
Fotos: Antonio Martins

UEB Machado de Assis, entregue em Mirador é a sexta Escola Digna entregue nesta semana pelo Governo do MA