28/04/2016 10:32 pm

Foto 3_Divulgação_Seduc_28042016 - Escola estadual comemora Dia Nacional da Educação com lançamento de Projeto de Leitura

Alunos fazem releitura da obra Romeu e Julieta.

Performances poético-teatrais, café literário, música, coreografias e poesia. O pátio da Unidade Integrada Maria José Aragão, escola da rede pública estadual localizada na Cidade Operária, mais uma vez se transformou num palco de celebração à arte, literatura, leitura e educação.

A escola aproveitou essa quinta-feira (28), “Dia Nacional da Educação”, para lançar o projeto anual de leitura, que este ano traz o tema: “Unidade Integrada Maria José Aragão – Espaço de Luta, Protagonismo e Cidadania”. Trata-se de uma homenagem pelos 25 anos da escola, que tem se tornado cada vez mais referência no Sistema Estadual de Ensino, pelo trabalho realizado utilizando arte como viés para educação e produção do conhecimento.

Durante toda a tarde, os estudantes apresentaram atividades artístico-literárias, como resultado de um mês de trabalho de pesquisa, construção do projeto e de criação literária, tendo como foco principal a leitura no processo de formação educacional e para a vida. Foram desde declamação de poesias autorais à releitura de grandes clássicos da literatura mundial.

Estudantes do 2º ano fizeram uma releitura e adaptação cômica de Romeu e Julieta, um clássico de Willian Shakespeare. Arrancaram gargalhadas e aplausos de uma plateia fascinada formada por professores, funcionários da escola e estudantes.

Já os estudantes do 1º ano, transformaram o corpo em uma grande percussão e musicaram sonetos de Camões e poema de Charlie Chaplin, mixados com músicas de Titãs e Legião Urbana. Uma apresentação emocionante. “O bom de tudo isso é que a gente se liberta da timidez e aprende fazendo arte. É tudo muito gostoso”, disse Jennifer Safira Campos, 15.

As três turmas do 3º ano, se juntaram numa performance reflexiva e inquietante. ‘Caos Urbano – Poética das Cidades’ – uma leitura da sociedade onde as relações sociais se perdem na pressa do cotidiano, na rotina dos compromissos, na pressa de chegar, no mundo da tecnologia que leva ao isolamento e ao medo um do outro. Uma grande produção. “É maravilhosa essa experiência de desenvolver com os alunos, um trabalho onde as temáticas do mundo em que estão inseridos são trabalhadas na perspectiva da arte. E eles conseguem incorporar e se apropriar de poesias consagradas ao mesmo tempo em que apresentam trabalhos autorais”, destacou Júlia Beatriz, professora de Arte.

“É maravilhoso. A melhor forma de aprender é vivenciar. A gente se envolve, se doa para o projeto, para o tema que é trabalhado. Puxa, isso é fantástico, é motivador”, disse Vania Ribeiro, aluna do terceiro ano.

Ananda Reis, 17, é paulista e chegou à escola em setembro do ano passado. Sentiu-se acolhida. “Aqui as pessoas te acolhem de uma forma muito carinhosa. E o teatro, a leitura, as apresentações, aumentam a autoestima da gente, e cada vez mais a gente tem orgulho de vestir a camisa dessa escola que muito nos honra”, disse.

A tarde artística e festiva envolveu toda a comunidade escolar, que se sente orgulhosa em ser protagonista da arte e educação. “Aqui é um espaço onde a gente aprende produzindo, criando, fazendo amizade, acolhendo e sendo acolhido”, destacou Lucas Felipe.

Para o professor Wilson dos Santos, gestor geral da escola, o protagonismo juvenil que acontece na escola é a comprovação de que o educador não pode desistir dos seus estudantes, da sua missão. “Os trabalhos apresentados por estes estudantes nos deixa a lição de que vale a pena acreditar, de que a educação é o caminho para a transformação da sociedade. Coincidentemente, hoje é o Dia Nacional da Educação, e nós estamos produzindo de uma maneira dialética, artística, holística e emotiva, a educação na sua essência”, enfatizou o gestor.

O Dia 28 de Abril

A data foi instituída pelo Ministério da Educação como forma de incentivar e conscientizar a população sobre a importância da educação, seja escolar, social ou familiar, para a construção de valores essenciais na vida em sociedade e do convívio saudável com outros indivíduos.

“Neste dia, o Governo do Estado destaca avanços importantes para melhoria da educação como a recuperação da rede física escolar, 1.500 professores aprovados no concurso público, eleição direta para gestor escolar e para o colegiado. Medidas que já estão concretizadas e que fortalecem uma gestão de educação democrática”, enfatizou Nádya Dutra, secretária Adjunta de Ensino.

Fotos/Divulgação