6/12/2015 8:25 pm

Escola Estadual Vinícius de Moraes apresenta trabalhos artísticos de estudantes

Apresentação teatral, grupos musicais e de performances, exposições, jogral e apresentação de vídeos fizeram a alegria da comunidade escolar da Unidade Estadual de Ensino Vinícius de Morais, na Divinéia, nesta sexta-feira (4), transformando a escola em um grande palco para as obras da literatura brasileira.

As apresentações fazem parte do calendário escolar da unidade e o tema escolhido para o semestre “Uma viagem pelo universo da arte e literatura” permitiu que os educadores apresentassem os mais variados temas e autores, que foram avaliados pelos professores com o critério de envolvimentos das equipes.

Segundo a professora Deborah Costa, que coordena o Projeto, o objetivo é fomentar o gosto pela leitura, o encantamento, o envolvimento e desenvolver as potencialidades dos estudantes. “Eles leram e escolheram o que queriam apresentar, e o resultado foi esta beleza produzida com a participação deles, isso é muito satisfatório”, comemorou.

Para a estudante do segundo ano, Wallewska Nunes, o trabalho permite viajar pelo universo das grandes obras literárias, além de permitir o desenvolvimento crítico e artístico dos leitores.

“A partir desse trabalho nós conhecemos a forma como os autores escrevem, mas precisamos adaptar o texto para a apresentação, pois como são escritas que não fazem parte do nosso dia a dia e têm uma rica história, precisamos adaptar e adequar o texto para apresentarmos sem perder sua essência”, pontuou.

A programação aconteceu durante todo o dia, com a participação dos mais de 700 estudantes da unidade escolar. Envolveu ainda, os professores, coordenadores e os pais dos estudantes.

Para o gestor da escola, Carlos Eduardo Soares, os estudantes produzem vida e deixam o ambiente escolar mais familiar o que permite um convívio harmônico, saudável e prazeroso para desenvolver seu trabalho: “Vemos no final desse trabalho, a pluralidade e a criatividade desses jovens, que traz vida e nos orgulha como gestores”, afirmou.

Texto
: Lucivaldo Loppes