23/11/2016 12:23 pm

Escola Mônica Vale promove ações de combate ao racismo

foto 3 - Monica Vale %27Semana da Coincnvv71u%3d cia Negra%27(Fotos Lauro Vascon`2Vsb3MpLkpQRw%3d%3d%3d

Ex-aluna Brenda Martins fala das questões de racismo no ambiente escolar

Estudantes do Centro de Ensino Maria Mônica participaram, nesta terça-feira (22), de uma aula diferente, cujo tema principal foi “A cor do tambor na batida do tambor”. Trata-se do projeto idealizado por ex-alunos da escola, que se tornaram pesquisadores da consciência negra e das relações étnico-raciais em diversos campos da ciência.

A escola foi toda preparada para receber o projeto. Nos corredores, fotos de personalidades negras que ficaram esquecidas na história do Brasil e também aquelas com notoriedade neste século, além do som de músicas afro-brasileiras. No auditório, centenas de alunos se reuniram para assistir as palestras sobre temática.

foto 4 -Monica Vale %27Semana da Coinci+vW4%3d%3d %3dUTF-8bY2lhIE5lZ3JhJyhGb3RvcyAgTGF1cm8gVmFzY29uY2Vsb3MpLkpQRw%3d%3d%3d

Ex-alunos da escola dramatizaram situações de racismo

Após um grupo formado por ex-alunos dramatizar a temática mostrando, apontando situações do dia a dia, que envolvem atos de racismo e pré-conceito, a ex-aluna Brenda Martins, pedagoga e pesquisadora da cultura afro-brasileira, falou das relações étnico-raciais no âmbito escolar, o racismo velado brasileiro e sobre a Lei 10.639/03 que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira em todas as escolas.

foto 2 - Monica Vale %27Semana da Coincnvv71u%3d cia Negra%27(Fotos Lauro Vascon`2Vsb3MpLkpQRw%3d%3d%3d

Ex-aluna Brenda Martins fala das questões de racismo no ambiente escolar

“O período da vida escolar é favorável para que as pessoas construam sua identidade como cidadãos, portanto, é aqui que precisamos discutir essas questões, no espaço da escola”, disse. Também foram abordadas questões como estigma social do negro no sistema penal brasileiro, por outra ex-aluna da escola.

 

foto 1 - Monica Vale %27Semana da Coincnvv71u%3d cia Negra%27(Fotos Lauro Vascon`2Vsb3MpLkpQRw%3d%3d%3d

Gestor geral Oberdan Sá ressalta importância do debate na escola

O gestor geral Oberdan Sá, ressaltou que a escola é aberta para debates e a participação da sociedade. “A comunidade, os ex-alunos têm muito a contribuir para a construção do conhecimento e para nós essas palestras trazem informações importantes aos estudantes”, destacou.

Na programação, ainda aconteceram oficinas de penteados afros e apresentação musical com o grupo Afroculture, que é composto por meninas negras do bairro Fé em Deus.

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI