4/12/2019 4:33 pm

Escola pública de São Domingos do Maranhão dá exemplo de boas práticas na gestão escolar

Quadra reformada do CE Luiz Rocha

Quadra reformada do CE Luiz Rocha

O Centro de Ensino Deputado Luíz Rocha é uma escola pública da rede estadual de ensino, na cidade de São Domingos do Maranhão, a 380 quilômetros da capital. A escola, que fica na região central do Estado, tem 712 estudantes e de lá vem uma daquelas iniciativas que são motivadoras e ajudam a fazer a diferença na vida da comunidade escolar.

A escola foi totalmente reformada pelo Programa Escola Digna em 2017, após 25 anos de espera. Para não deixar os estudantes sem ter um espaço para praticar esportes, a gestão escolar, que tem na direção Maria do Socorro Pereira da Paz Sales, gestora geral, e Antônio Francisco dos Santos, gestor adjunto, tomou a iniciativa de reformar a quadra. Desde 2017, o espaço vem passando por obras de reestruturação, de maneira gradativa, conforme os recursos iam sendo recebidos pelo caixa escolar.

Primeiro, foi feita a revitalização da estrutura de concreto, piso, limpeza, arborização e, por último, a pintura do piso e do muro e a iluminação da quadra.

Maria do Socorro conta que o investimento total para reforma do espaço foi de R$ 10.650,00. Cerca de 50% dos recursos foram recebidos por meio do Fundo Estadual da Educação (FEE) e 35% foram recursos provenientes do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), repassados pelo Governo Federal.

Tanto o FEE, do Governo do Estado, quanto o PDDE, do Governo Federal, tem por finalidade prestar assistência financeira para as escolas, em caráter suplementar, a fim de contribuir para manutenção e melhoria da infraestrutura física e pedagógica, com consequente elevação do desempenho escolar.

“O governo já havia feito a reforma da nossa escola, que ficou muito bonita, e nos deixou muito feliz. E nós entendemos que se nos organizássemos poderíamos fazer essa pequena obra, até que a reforma geral da quadra aconteça. E a nossa preocupação quando decidimos fazer a reforma era exatamente fortalecer a presença do estudante na escola. A comunidade escolar está mais feliz ainda e isso é o que importa”, disse a professora Maria do Socorro Pereira da Paz Sales, gestora geral da escola.

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, parabenizou a escola pela iniciativa e afirmou que a atitude demonstra o comprometimento da gestão escolar em procurar meios para fortalecer a prática educacional e melhorar o ambiente de estudos, com os recursos que recebe em seu caixa.

“Toda escola adimplente recebe recursos em seu caixa escolar, que são exatamente para melhorar o dia a dia de todos que, rotineiramente, estão naquele espaço. A comunidade do CE Deputado Luís Rocha deu um belo exemplo de boa utilização desses recursos. Em breve, tentaremos somar forças para cobrir a quadra e torná-la ainda melhor para todos”, destacou o secretário.

“O grêmio se juntou à gestão escolar e juntos conseguimos revitalizar a quadra, que é de fundamental importância para a inclusão, combate à evasão e desenvolvimento físico e intelectual do aluno/atleta. Agora, a gente só espera a cobertura da quadra”, disse André da Silva Alves, presidente do Grêmio Estudantil da escola.

Fonte: Seduc
04/12/2019

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

Ouvidoria
0800 280 0166
(98) 3194-7721
(98) 3194-7722

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI