3/02/2020 6:21 pm

Escolas da rede estadual de ensino iniciam ano letivo com acolhida aos estudantes e professores

Tem inicio o ano letivo nas escolas da rede estadual

Tem inicio o ano letivo nas escolas da rede estadual

Para uns, o gritinho de alegria em rever os amigos, os abraços calorosos, para outros, o olhar de curiosidade e expectativa com a nova escola e os novos colegas. Esse foi o clima que tomou conta das escolas da rede estadual de ensino, em todo o estado, no primeiro dia do ano letivo de 2020, nessa segunda-feira (03).

Na maioria das escolas, professores, estudantes e pais, principalmente dos novos alunos, foram recebidos com a tradicional acolhida para que todos sintam-se abraçados e parte de uma comunidade escolar.

No Centro de Ensino Maria José Aragão, na Cidade Operária, no primeiro dia letivo, as boas-vindas foram aos 120 novos estudantes matriculados na 1ª série do Ensino Médio e aos pais que acompanharam os filhos. Nessa terça-feira (04) serão recebidos os alunos da 2ª série e na quarta-feira (05) da 3ª série. A acolhida envolve apresentação de vídeos e diversas palestras, entre elas, uma sobre os regimentos da escola.

“A gente vem cheio de expectativa, porque a minha filha escolheu a escola, porque tem amigos que já estudam aqui e sempre falam da qualidade do trabalho realizado aqui. Eu também tive referência da escola através de um amigo meu que é do conselho tutelar, a escola tem projetos. Eu espero ter muito orgulho da decisão que nós tomamos”, disse Gleisom Santos, pai da estudante Kananda Santos, que vai fazer a 1ª série do Ensino Médio na Escola.

“Ah, eu chego cheio de expectativa para ser ajudado e para ajudar. Eu escolhi o Maria José Aragão por buscar uma perspectiva de vida melhor, porque a escola tem projetos interessantes, eu já conheço o trabalho do professor Wilson, e quero aproveitar a oportunidade para aprender e buscar sempre crescer”, disse o estudante Matheus Lucas Alves Veloso, de 15 anos.

“Nós precisamos acolher esses jovens, dizer que são bem-vindos, trocar conhecimentos, para que ao longo dessa caminhada nós possamos estar de mãos dadas, abraçando-os e mostrando os melhores caminhos a seguir. É um momento cheio de expectativas, tanto para eles quanto para nós, que estamos iniciando uma jornada com uma proposta de um Novo Ensino Médio, onde os meninos, além das disciplinas regulares do currículo, terão outras disciplinas voltadas para a construção de um projeto de vida, visando um futuro melhor”, disse Wilson Chagas, gestor do C.E. Maria José Aragão.

Tem inicio o ano letivo nas escolas da rede estadual

Tem inicio o ano letivo nas escolas da rede estadual

Na Unidade Plena do Iema, no Centro de São Luís, alunos de todas as séries do Ensino Médio retornaram às aulas nessa segunda-feira. Os veteranos cuidaram da acolhida aos alunos novatos que, juntamente com os pais, participaram de palestras.

No Centro Educa Mais Joana Batista, no bairro Cidade Olímpica, os estudantes chegaram empolgados para o 1º dia de aula. “Meu nome José Gomes, eu vou cursar o primeiro ano aqui no Professora Joana Batista e eu gostei do acolhimento, pois eles trataram a gente muito bem aqui, e foi muito daora isso aqui”, declarou.

O acolhimento realizado nas escolas deixou todos os estudantes empolgados, para o ano letivo que se iniciou, como a Ângela Batista, que cursará a 1ª série do Ensino Médio no Centro Educa Mais Menino Jesus de Praga. “Foi uma coisa muito boa, não imaginava que seria desse jeito. Eu aprendi muita coisa aqui no colhimento, tipo muita união, uma boa convivência. É como se todo mundo aqui fosse uma família”, disse.

A recepção nas escolas também empolgou os pais que acompanharam seus filhos no 1º dia de aula, como é o caso de Cristiane Morais, que levou sua filha para o 1º dia letivo no Centro Educa Mais Almirante Tamandaré. “Estou me sentindo com o coração apertado, porque é a primeira vez que minha filha estuda em uma escola em tempo integral, mas ao mesmo tempo estou muito confiante e feliz, porque esta é uma boa escola e minha filha já me disse que está gostando muito de estar aqui”, afirmou.

Em Bacabal, professores e estudantes do Centro de Ensino Juarez Gomes voltaram com pique total para começar mais uma etapa do ensino. Teve palestras e muita conversa sobre a importância de focar nos estudos e na aprendizagem.

Em Presidente Dutra, os estudantes veteranos do Centro Educa Mais Deputado Remy Soares recepcionaram os calouros com muita empolgação para o início do ano letivo. “Estar participando desse acolhimento é uma experiência única para mim, porque quando eu entrei no Ensino Médio não tinha nenhum tipo de sonho e a escola me proporcionou isso. Estimulou os meus sonhos para que eu pudesse traçar metas até alcançá-las. Hoje estou aqui sendo jovem acolhedor dos novos estudantes e isso é algo bastante importante para mim”, reforçou Rhian dos Santos Matias.

Fonte: Seduc
03/02/2020

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

Ouvidoria
0800 280 0166
(98) 3194-7721
(98) 3194-7722

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI