1/12/2016 8:30 pm

Escolas da Rede Estadual de Ensino realizam atividades no Dia Mundial de Luta Contra a AIDS

re1

Escolas da Rede Estadual discutem sobre AIDS

Em todo o estado, escolas da Rede Estadual de Ensino desenvolveram atividades neste 1º de dezembro (quinta-feira), Dia Mundial de Luta Contra a Aids, com o intuito de conscientizar jovens sobre a importância da prevenção contra a Aids e discutir o cenário da doença no país.

As atividades foram realizadas pela Secretária de Estado da Educação (Seduc), por meio da Secretaria Adjunta de Projetos Especiais (Sappe), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Departamento de DST/AIDS.

“Esta aliança da Seduc com a SES surgiu muito por conta do crescimento do número de jovens contaminados pela AIDS. E acredita-se que, na verdade, como nos anos 80 e 90 houve um trabalho massivo de conscientização da população sobre a doença, essa nova geração vê com um certo distanciamento a doença, por entender que está sob controle, e por isso tem se cuidado menos. O que a gente quer é dizer para eles que a prevenção e os cuidados contra a AIDS têm que ser para sempre, não pode e não deve se descuidar”, enfatizou Ismael Cardoso, secretário Adjunto da Sape.

No C.E. Desembargador Sarney Costa, no São Francisco, a programação começou com um laço humano (símbolo da luta contra AIDS) formado pelos alunos, exibição de um vídeo produzido pelos estudantes da escola, apresentação de dados sobre a doença, pela equipe da Sappe e por uma roda de conversa, onde os estudantes puderam expor suas dúvidas, falar o que pensam sobre a doença, abordar sobre formas de contagio, preconceito entre outras questões.

re3

Mural com cronologia da Campanha contra AIDS

No C.E. Justino Pereira, na Cidade Operária, as atividades tomaram conta do pátio da escola. A maioria dos estudantes e professores vestiram camisas vermelhas, uma espécie de sinal de alerta. Na programação teve ainda exposições de painéis, faixas com conteúdos sobre o panorama da AIDS no Brasil, além de um Varal com Camisas mostrando a ordem cronológica de todas as Campanhas do Ministério da Saúde de Luta contra a AIDS, murais com reportagens sobre a doença, além dee roda de conversa e debates sobre a temática.

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi lembrado em escolas de toda Rede Pública Estadual. No município de Bacuri, a comunidade escolar do C.E. América do Norte foi mobilizada com uma palestra sobre a temática, alertando para este grave problema que precisa ser debatido nas escolas.

De acordo com dados da UNAids – programa da Organização das Nações Unidas (ONU) para combater a doença, no Brasil o número de pessoas vivendo com o HIV subiu de 700 mil , em 2010, para 830 mil, em 2015, com 15 mil mortes por ano. O país tem mais de 40% dos infectados pelo vírus da AIDS na América Latina. Para cada três pessoas infectadas pelo vírus, uma tem entre 15 e 24 anos de idade.

Para Roberta Jorge, Supervisora de Programação e Execução de Projetos Especiais da Sape, o ambiente escolar é mais propício para abordagem dessa temática, porque é onde estão os jovens, que hoje são as maiores vítimas da doença, ao mesmo tempo em que eles podem ser difusores da campanha entre amigos. “O que a gente quer é que as escolas utilize esse dia como ferramenta para falar de um assunto importante e de grande importância e de relevância para o nossa população. A gente está vendo os índices de pessoas infectadas crescerem novamente e os nossos jovens, infelizmente, são os mais acometidos pela doença. Então, é preciso trazer esse debate para dentro das escolas de uma forma mais efetiva, como forma de informar, esclarecer e conscientizar o maior número possível de pessoas” destacou Roberta.

re2

Alunos do C.E. Desembargador Sarney fazem Laço Humano, símbolo de luta contra a AIDS

Fonte: Seduc
Texto: Regina Sousa
Fotos/Divulgação

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI