19/12/2019 3:46 pm

Escolas da rede estadual premiam dedicação de estudantes

Premiação dos alunos que se destacaram nas escolas Centro Educa Mais Almirante Tamandaré e CE Clarindo Santigo, em 2019

Premiação dos alunos que se destacaram nas escolas Centro Educa Mais Almirante Tamandaré e CE Clarindo Santigo, em 2019

Música, sorriso nos lábios, alegria e muito entusiasmo marcaram a 2ª edição do Prêmio The Best, promovido pelos Centro de Educa Mais Almirante Tamandaré, na Cohab, e Centro de Ensino Clarindo Santiago, no Olho d’Água. O evento foi realizado nesta quarta-feira (18), no Sesc Olho d’Água.

O Prêmio The Best é um prêmio de reconhecimento e incentivo à dedicação e ao esforço dos estudantes que se destacaram nos estudos durante o ano. No total, foram premiados 19 estudantes do Clarindo Santiago e 15 do Centro Educa Mais Almirante Tamandaré. Como prêmio ao desempenho, cada um dos alunos recebeu um computador. No total, foram distribuídos 39 computadores.

A iniciativa surgiu no ano passado com um grupo de empresários do Olho d’Água, onde está inserida o CE Clarindo Santiago, que procurou a gestora da escola, na época a professora Cristiane Prazeres Lima, hoje gestora do Centro Educa Mais Almirante Tamandaré.

“São empresários que moram perto da escola e perceberam que podiam dar essa importante contribuição para o desenvolvimento dos nossos alunos. Nós sentamos e discutimos sobre o que faríamos. Foi aí que surgiu a ideia de fazermos o The Best, com a proposta de que o prêmio fosse algo que ajudasse nos estudos dos alunos e tem sido assim”, conta Cristiane Prazeres.

“É um prêmio de grande valia, que serve como reconhecimento e motivação para os nossos estudantes, pois quem já era dedicado passou a se dedicar muito mais. E quem andava meio desmotivado passou a se dedicar. Esse prêmio mexe com a autoestima dos estudantes e das famílias. Eu vivenciei momentos de alegria e orgulho dos pais que eu nunca tinha vivenciado. Toda a comunidade escolar fica motivada”, completa Cristiane.

Para que o estudante seja premiado, são analisados critérios como: nota, assiduidade, pontualidade, comportamento, envolvimento nas atividades da escola. O somatório de tudo isso define os vencedores.

Johnny Newton, estudante do CE Clarindo Santiago é bicampeão na premiação

Johnny Newton, estudante do CE Clarindo Santiago é bicampeão na premiação

“A premiação simboliza um fato muito gratificante. É como se fosse um salário no final do ano, simbolizando todo o poder que eu expressei dentro da escola. E isso me motiva a continuar estudando. Que venham mais colaboradores com prêmios de melhores alunos isso é fundamental para a motivação do aluno”, disse o estudante da 2ª série do Ensino Médio do CE Clarindo Santiago, Johnny Newton de Sousa – que, inclusive, é bicampeão na premiação já que ano passado também foi estudante destaque em sua categoria.

Felicidade também compartilhada pela estudante Milena de Moraes Soares, que foi premiada como uma das melhores estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental do Clarindo Santiago. “Sempre tive muito estímulo dos meus professores e da minha mãe e esse é um reconhecimento a todo esse esforço. Estou muito feliz porque esse notebook vai ser uma ferramenta para me ajudar ainda mais nos estudos e estimular a continuar nesse caminho”, disse Milena.

Para a estudante Maria Eduarda Martins, da 1ª série do Ensino Médio do Centro Educa Mais Almirante Tamandaré, o prêmio é um grande estímulo e com certeza ajudará a organizar as tarefas escolares para alcançar o que tanto almeja que é a aprovação para a faculdade de Odontologia. A estudante ainda destacou a importância da eletiva de Projeto de Vida, desenvolvida nas escolas de tempo integral, em que os estudantes são estimulados a traçar seus caminhos para a vida acadêmica.

“É uma emoção muito grande porque mostra que tudo que eu fiz do início do ano até o fim, valeu a pena, nenhum minuto que eu passei estudando foi inútil. [Com o notebook] eu vou organizar tudo na base dele: vídeo aulas, planos de estudo. Pretendo cursar Odontologia e tudo que tenho visto na ‘Projeto de vida’ tem me ajudado, me sinto mais do que encaminhada”, afirmou Maria Eduarda.

“A escola pública deu um salto muito grande. O que era antes foi apagado e agora é uma nova era para a escola pública e, principalmente, para os alunos que entram e têm o reconhecimento do ensino que a escola está proporcionando. Essa é uma iniciativa muito boa, é uma conquista e um incentivo para eles, a partir dessa premiação eles vão buscar mais informações e conhecimentos e com isso alavancar seus futuros”, afirmou Leila Martins, mãe da estudante Maria Eduarda.

Este ano, além do Prêmio The Best, também será realizada a premiação simbólica para os sete alunos do Centro Educa Mais que ganharam o Prêmio Mais Ideb, promovido pela Secretaria de Estado da Educação.

Na oportunidade, os empresários, que fazem questão de manter o anonimato, também foram homenageados com placa de honra ao mérito e de presente objetos artesanais confeccionados pelos estudantes.

Mais fotos:

Fonte: Seduc
Texto: Regina Sousa
Fotos: Lauro Vasconcelos
19/12/2019

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI