6/09/2017 6:47 pm

Escolas da rede estadual realizam desfiles cívicos em comemoração à Semana da Pátria

Centro Integrado Rio Anil (Cintra)

Em várias cidades do Maranhão escolas da rede estadual de educação realizaram desfiles cívicos pelas ruas das comunidades onde estão inseridas, em comemoração à Semana da Pátria. A maioria das escolas aproveitou a data para fazer a culminância de projetos pedagógicos realizados durante o ano.

Na manhã desta quarta-feira, o Centro Integrado Rio Anil (Cintra) liderou várias escolas das redes estadual e municipal localizadas no Anil, que levaram para as ruas do bairro o “I Desfile Cívico Grande Anil”. No total, mais de 900 alunos participaram do ato cívico que trabalhou o tema “A degradação do Rio Anil: o rio é meu e eu preservo! ”.

Os estudantes levaram faixas, cartazes, performances dos grupos de dança e de teatro para chamar a atenção da comunidade para despertar a consciência sobre a importância de preservar o rio que já foi um dos mais importantes da cidade. “O nosso objetivo é trabalhar o sentimento patriótico em nossos alunos, e assim, aproveitamos para trabalhar o nosso projeto institucional que é: ‘A Minha Escola é Patrimônio, por isso eu cuido’, então, levamos esse tema para uma questão mais ampla e comum à comunidade e à cidade, que é o nosso Rio Anil, um patrimônio da comunidade do Anil e de São Luís. A gente quer que todos tenham esse sentimento de pertencimento”, explicou Jeferson Plácido, gestor pedagógico do Cintra.

O C.E. Cônego Ribamar, no bairro da Cohab, levou mais de 800 alunos para as ruas do bairro na ‘Caminhada da Paz’, que a escola realiza há anos. Durante mais de duas horas, alunos e professores percorreram as ruas do bairro, apresentando para a comunidade o resultado dos projetos pedagógicos desenvolvidos na escola, como: ‘Escravo, nem pensar! ’, ‘A Leia Maria da Penha’, ‘Educação para o Trânsito’ entre outros. “Esse é um momento muito importante para a comunidade escolar e para a comunidade do entorno da escola, que já espera pela caminhada. É um momento onde todos se envolvem, alunos, professores, pais, pessoas da comunidade. Foi um dos desfiles mais emocionantes que já realizamos”, destacou Davina Correia Jansen, gestora do C.E. Cônego Ribamar Carvalho.

O Centro de Ensino Rubem Almeida aproveitou a data para apresentar a culminaria do Projeto Violência Contra Mulher – Lei Maria da Penha”, desenvolvido em todas as escolas da rede estadual.  Durante todo o dia estudantes e professores apresentaram o resultado dos estudos realizados sobre “Violência contra a Mulher e a Lei Maria da Penha. Foram apresentados jograis, resultados de pesquisas, dramatizações sobre a temática violência doméstica, abordando questões como machismo, agressão física, o medo e a importância da quebra do silêncio para combater a violência.

A estudante Sônia Gabriela de Castro protagonizou o papel de uma jovem que, agredida diariamente pelo marido, tomou coragem e rompeu o silêncio denunciando as agressões. “É preciso romper o silêncio e denunciar. A gente tem que trabalhar muito isso dentro da escola, porque muitas meninas dentro da escola sofrem e podem sofrer violência. É preciso lutar hoje para evitar no futuro”, disse a estudante.

“A escola precisa resgatar esses valores cívicos que são tão importantes para uma sociedade. E ao mesmo tempo, a gente trabalha esses valores dentro de temáticas que são emblemáticas para todos nós, como é o caso da Violência Contra Mulher. A gente quer despertar nos nossos alunos a consciência de que é preciso dar basta à essa violência, é preciso respeitar a mulher, respeitar o próximo. Eles precisam crescer com a consciência de que podem fazer diferente. É preciso dar uma nova cara para esse Brasil”, destacou Railson Frazão, gestor adjunto do Centro de Ensino Rubem Almeida, que falou em nome da gestora geral, Leila Campos.

Na terça-feira (05), foram o C.E. Barjonas Lobão e o C.E. Dr. Geraldo Melo, no Cohatrac apresentaram um belo desfile pelas principais avenidas do bairro. Além dessas, também realizaram paradas cívicas os CEs Salustiano Trindade, Tarquínio Lopes, e Centro Educa Mais Cidade de São José de Ribamar.

Fonte: Seduc
Fotos/Lauro Vasconcelos