9/03/2018 12:10 pm

Escolas da rede estadual realizam eventos pelo dia Internacional da Mulher

foto linda

Escolas da rede estadual de ensino realizaram atividades comemorativas ao Dia Internacional da Mulher, com no combate à violência contra as mulheres.

O Centro de Ensino Anjo da Guarda, no bairro Anjo da Guarda, lançou, na quarta-feira (07), o projeto ‘Diga não à violência contra a mulher’. O projeto tem por objetivo promover entre os estudantes o debate e, consequentemente, a conscientização sobre a importância de se combater a violência contra a mulher.

“Nós precisamos promover uma cultura de paz e de respeito aos direitos e à vida da mulher. Então, com esse projeto queremos sensibilizar, orientar e prevenir nossos adolescentes (meninos e meninas) a respeito da violência contra a mulher, até como medida de prevenção a esse tipo de crime ao qual as mulheres estão tão vulneráveis”, destacou a professora Eliana Moraes, gestora da escola, que disse ainda.

“Nós precisamos trabalhar e envolver, de maneira urgente, a escola e os estudantes nesse debate, nesse trabalho de conscientização sobre os direitos da mulher, sobre a importância de combater a violência contra a mulher. Eles são os namorados e as namoradas de hoje, serão os maridos e as esposas de amanhã. Por isso precisam entrar em uma relação com sentimento de respeito, de tolerância e valorização do próximo e da vida”, concluiu a gestora.

Mais de 450 estudantes participaram do evento. Na oportunidade, a professora Geysa Fernandes Ribeiro, pesquisadora do mestrado em Ciências Sociais da Ufma, proferiu uma palestra com o tema: ‘As faces da violência contra a mulher – pensando além das agressões físicas’.

A ação faz parte do conteúdo pedagógico voltado para a difusão da Lei Maria da Penha que, hoje, é trabalhado nas escolas da rede estadual de ensino da escola como conteúdo transversal, e será desenvolvido durante um ano.

Já estudantes do Centro de Ensino Maria José Aragão, na Cidade Operária, participaram da Caminhada do Dia Internacional da Mulher, promovida pelo Fórum de Mulheres, evento que contou com a participação de várias entidades.

A Caminhada teve o objetivo chamar a atenção da sociedade e das autoridades para os altos índices de violência contra as mulheres e o cerceamento de direitos das mesmas.

A Caminhada teve início em frente ao Liceu Maranhense e encerrou-se na Praça Nauro Machado, na Praia Grande, com vasta programação cultural e pronunciamentos de representantes do Movimento Feminino.

Os alunos e alunas do C.E. Maria José Aragão apresentaram a performance poético-teatral ‘Lua Nova Demais’, baseada no poema da atroz e escritora Elisa Lucinda.

O gestor geral, Wilson Chagas ressaltou a importância da participação dos alunos.  “Esse envolvimento dos estudantes é fundamental porque os coloca como parte integrante dessa discussão e luta pela garantia de direitos das mulheres, além de entender que só mudaremos essa triste realidade através da Educação – movimento natural da escola”, destacou o professor Wilson Chagas, gestor geral do C.E. Maria José Aragão.

Fotos/Antônio Martins

9/03/2018 12:10 pm