18/08/2020 3:48 pm

Escolas da rede pública têm até o dia 31 de agosto para se inscreverem no Prêmio Gestão Escolar 2020

Inscrições prorrogadas

As equipes escolares da rede pública do Maranhão, que ainda não se inscreveram para o Prêmio Gestão Escolar 2020, terão até o dia 31 de agosto para efetuar as suas inscrições. Mais 6 mil escolas públicas de todo o país já iniciaram o processo de participação no Prêmio. A prorrogação do prazo é uma excelente oportunidade para que as escolas maranhenses compartilhem suas experiências educacionais transformadoras, diante da crise imposta pela COVID-19.

A ação é promovida pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e pelo Ministério da Educação (MEC). Tem como objetivo reconhecer e valorizar as escolas que estão se empenhando na solução dos desafios impostos pelo afastamento social de forma criativa, inovadora e comprometida com a continuidade da aprendizagem dos alunos, do apoio aos professores e colaboradores e com o vínculo deles com a escola.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio do endereço eletrônico. Para participar do Prêmio, a equipe escolar composta por um gestor (geral ou adjunto), um coordenador e quatro professores de preferência um por área, quando for o caso, deverá preencher o cadastro da escola no site: www.premiogestaoescolar.com.br e enviar seus relatos de experiências. No site de inscrição, também, está disponível o regulamento com cronograma e prazos previstos para cada etapa, bem como modelo de relato de experiência a ser elaborado.

O gestor escolar é responsável pela organização administrativa e pedagógica e tem papel fundamental nas ações de enfrentamento do enorme desafio imposto, mas ele precisa do auxílio de outras pessoas para alcançar resultados positivos. Nesse sentido, a equipe escolar assume um papel fundamental na realização das inúmeras atividades que são demandadas pela escola, o reconhecimento desse trabalho agora se converte em forma de prêmio.

As escolas inscritas que concluírem o preenchimento do Relato de Experiência receberão certificado de participação do Prêmio Gestão Escolar 2020 emitido automaticamente pelo sistema de inscrição. A primeira colocada em cada Estado e no Distrito Federal receberá o certificado de “Escola Referência Estadual” do prêmio emitido pelos parceiros realizadores do PGE 2020. No regulamento, tem outros critérios para a certificação das escolas.

Premiação

As 81 escolas selecionadas pelos Comitês Estaduais (sendo três por estado) serão agraciadas, cada uma, com 6 vagas gratuitas no curso de especialização a distância da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), em 2021, sendo que tais vagas deverão ser preenchidas pela respectiva equipe escolar composta por um diretor ou vice-diretor, um coordenador pedagógico e 4 professores.

As 27 escolas selecionadas como Referência Estadual, sendo uma por Estado, receberão, cada uma, premiação em dinheiro de R$ 5.000,00, além das 6 vagas gratuitas no curso de especialização a distância da Uniesp, em 2021, a que já tinha direito por figurar entre as 81 escolas mencionadas.

As 5 escolas finalistas selecionadas como Referência Regional receberão, cada uma, premiação em dinheiro de R$ 10.000,00, bem como vagas gratuitas no curso de especialização a distância da Uniesp, em 2012, em quantidade suficiente para contemplar 100% do quadro de docentes e gestores da escola.

A escola selecionada como Referência Nacional receberá premiação em dinheiro de R$ 30.000,00, além das vagas gratuitas no curso de especialização a distância da Uniesp, em 2021, a que já tinha direito por figurar entre as 5 escolas “referência regional”.

Texto: Antônio Figueiredo
18/08/2020