29/10/2015 7:06 pm

Escolas da URE Imperatriz realizaram 6ª Mostra de Interpretação de Literatura Negra

unnamedO Teatro Ferreira Gullar ficou lotado, nesta terça-feira (27), com estudantes, professores, gestores escolares, técnicos pedagógicos da Unidade Regional de Imperatriz (UREI), familiares e amigos dos finalistas do Festiafro 2015 – VI Mostra de Interpretação de Literatura Negra, nas modalidades Poema, Conto, Crônica e Dramaturgia. O evento foi promovido pela UREI, por meio da Coordenação da Educação da Igualdade Racial de Imperatriz (CEIRI), em parceria com o Centro de Cultura Negra Negro Cosme  (CCNNC).

Foram apresentados nove trabalhos nas modalidades poemas e dramaturgia, interpretados por alunos e alunas da Rede Estadual de Ensino de Imperatriz, das escolas: CE Urbano Rocha, CE Governador Archer, CE Nascimento de Moraes, CE Tancredo Neves, CE Estado de Goiás e CE Raimundo Soares da Cunha. Essas apresentações foram pré-selecionadas no dia 23/10, durante a 1ª etapa do Festiafro, no Centro de Formação de Professores, com participação direta de 50 alunos.

O Festiafro tem como objetivos despertar o gosto pela arte literária e teatral, conhecer e apreciar obras de diversos autores, gêneros e estilos, além de possibilitar a interpretação de literatura africana e afro-brasileira. Alguns autores escolhidos, além de autoria própria dos estudantes, foram Cristiane Sobral, Zeca Tocantins, Castro Alves, Cruz e Souza, entre outros.

A gestora Regional de Educação de Imperatriz, profª Rosyjane Paula, parabenizou os alunos e pais presentes ao evento: “Parabéns por esta atividade, por terem incentivado os filhos de vocês a participar, por cada um que está aqui, que respeita e valoriza a diversidade. É esta a educação que queremos e precisamos para um mundo melhor”.“Estou muito emocionada de ver esse show de apresentações que nossos alunos nos proporcionaram e mais ainda por ver as famílias, os professores, os colegas torcendo e apoiando os candidatos da sua escola. É uma festa linda e isso nos orgulha, porque é o resultado do trabalho que está sendo feito em nossas escolas, pelos professores, gestores e estudantes”, declarou a diretora Regional de Educação de Imperatriz, Orleane Santana.

Resultado
1º Lugar (júri técnico) e 1° Lugar (por aclamação popular): Alliny Patrícia Lima Costa (CE Tancredo de Almeida Neves), que interpretou com muita emoção e beleza o poema “Canção do Africano”, de Castro Alves.
2º Lugar: Grupo de alunos e alunas do CE Urbano Rocha: Igor Lima, Eduardo Louvores, Paula Assunção e Rayssa Vitória, que interpretaram e emocionaram a todos com a dramaturgia “Ser negro faz a diferença”, de Domingos Alves de Almeida.
3º Lugar: Grupo de alunos e alunas do CE Urbano Rocha: Aline Cristina, Rodrigo Araújo, Tanandra Cristina, Daiane de Jesus, Julianne Pereira, Raimundo Francisco, Fernando da Silva e Ana Carolina, que brilharam com a dramaturgia “Saudades da eternidade”, de autoria dos próprios estudantes.

CEIRI
O sucesso e os resultados do Festiafro 2015 estão diretamente ligados ao trabalho árduo da CEIRI, Coordenação da Educação da Igualdade Racial de Imperatriz, que é ligada à Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI), junto a todas as escolas da rede pública estadual da Regional. “O Festiafro é uma das ações da Ceiri em prol da diversidade cultural, da valorização e respeito à cultura negra (afro-brasileira e africana), assim como contra o preconceito e racismo. Também lutamos pela implementação da Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas”, disse a profª Eró Cunha, uma das integrantes da Ceiri.

unnamed (2) unnamed (1)
Texto: Cida Marconcine – URE Imperatriz