6/10/2020 5:10 pm

Escolas de São Luís recebem investimento em robótica por meio do Plano de Inovação

Reunindo investimentos de mais de R$ 17 milhões para garantir inovação e tecnologia aos estudantes, o Plano de Inovação, lançado no fim do mês de agosto pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), segue em plena execução. Desta vez, os contemplados foram os estudantes da unidade vocacional Rio Anil do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e também do Programa de Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional (Ejatec) do Centro de Ensino Coelho Neto.

De acordo com o secretário adjunto de Educação Profissional e Integral da Seduc, André Bello, o Governo do Maranhão está realizando um investimento histórico na educação profissionalizante e integral do estado. “Estamos ampliando a oferta de inovação e tecnologia nas escolas públicas de tempo integral do Estado. Estamos investindo para que os estudantes aprendam na prática e vivenciem a profissão”, declarou.

Para a gestora da unidade vocacional Rio Anil, Dinamara Mesquisa, o kit vem somar com o trabalho já desenvolvido pela unidade. “Essa ferramenta é de grande valia para os nossos alunos, pois engradece o aprendizado da robótica. Se antes já tínhamos muitos prêmios, agora teremos bem mais. Só temos a agradecer”, destacou.

Segundo a estudante Thayanara Ribeiro, do curso de Formação Inicial e Continuda (FIC) em robótica, a formação foi fundamental para seu crescimento pessoal e profissional. “Quando iniciamos com o curso, no ano passado, aprendemos sobre arduíno e disputamos em diversas competições, inclusive indo para São Paulo participar de um torneio. Nos dedicamos, buscamos e agora com o kit tudo melhora, sou muito grata ao IEMA pelo curso que fiz”, frisou.

A gestora auxiliar do Centro de Ensino Coelho Neto, Flávia Lima, reiterou a importância do kit para o aprendizado dos alunos do Ejatec. “Trabalhamos com o ensino profissionalizante de jovens e adultos e para nós é maravilhoso receber o kit de robótica, pois essa ferramenta auxiliará na melhoria das práticas realizadas pelos nossos alunos”, contou.

O estudante do Ejatec, Josimar dos Santos, relatou que aliar a robótica com a base técnica será essencial para sua formação enquanto profissional da eletrotécnica. “Agradeço a oportunidade que estamos recebendo hoje, para nós era um sonho que está se tornando realidade. Estamos muito felizes em conquistar um material que aumenta nossas práticas, com certeza seremos profissionais melhores com o kit”, disse.

Conheça o Plano de Inovação

O Plano de Inovação contempla a entrega de kits de robótica, com a formação para professores e realização de campeonato da rede em tempo integral na área de robótica; link de internet banda larga, de no mínimo 20 Gb em todas as escolas; sala maker para desenvolvimento de práticas de inovação em 72 escolas; 80 kits de laboratórios da Base Nacional Comum para todas as escolas; 15 laboratórios da Base Técnica, contemplando todos os cursos técnicos; investimentos em laboratórios de informática, com ações de “gamificação”, programação e construção de aplicativos, formação de professores em tecnologia e inovação, dentre outras ações.

Investimento

Dando continuidade aos investimentos do Plano de Inovação, serão destinados R$ 600 mil para a compra de mais 300 kits de robótica, desta vez em formato arduíno e 100 kits no formato lego. “Finalizamos a entrega dos kits em 72 escolas da Rede de Educação em Tempo Integral, nossa equipe percorreu 34 municípios. Agora estamos entregando para as unidades vocacionais e escolas do Ejatec que também atuam nessa linha com o intuito de garantir mais oportunidades para todos”, ressaltou André Bello.

Ainda por meio do Plano, até o fim deste ano, serão entregues laboratórios da base técnica para as unidades de: Matões, Axixá, São José de Ribamar e Itaqui-Bacanga, reunindo um total de investimentos de R$ 3 milhões.

Fonte: Seduc
06/10/2020