23/08/2017 6:23 pm

Escolas de tempo integral realizam culminância de Disciplinas Eletivas

Debates envolvendo música, dança, teatro, cinema, literatura, sexualidade e saúde, horticultura, tecnologias e observação do lugar movimentaram a semana de estudantes e professores dos 11 Centros de Educação Integral do Estado – os ‘Centros Educa Mais’ – que, desde terça-feira (22), iniciaram a “Culminância das Disciplinas Eletivas”. O objetivo dessa ação é proporcionar um momento de integração entre os alunos de todas as séries da escola e partilhar os conhecimentos adquiridos nestas disciplinas que integram os componentes curriculares dos Centros Educa Mais, que foram implantados, neste ano, na rede pública estadual.

No primeiro semestre, além de Português, Matemática, Geografia, Ciências, História, Educação Física, Artes e Língua Estrangeira, os 4.216 estudantes matriculados nas escolas em tempo integral tiveram a oportunidade de optar por uma disciplina eletiva, que tem como objetivo promover o enriquecimento, a ampliação e a diversificação de conteúdos, de temas ou áreas do Núcleo Comum.

Os alunos escolheram o tema de acordo com os seus objetivos de vida. Assim, durante todo o semestre eles puderam aprofundar os estudos em áreas como dança, teatro, robótica, música, ciências humanas, horticultura, tecnologias, finanças, entre outras. Agora, estão tendo a oportunidade de mostrar aos colegas e a toda comunidade escolar o resultado do empenho e dedicação que tiveram nessas disciplinas durante o período.

No Centro de Educação Integral Cidade de São José de Ribamar, no município de São José de Ribamar, nesta quarta-feira (23), aproximadamente 400 estudantes e professores participaram das atividades. “Hoje, os alunos e professores estão apresentando o resultado do que foi trabalhado durante o primeiro semestre nas 11 disciplinas eletivas. É um conjunto de atividades desenvolvidas por eles, por meio das quais o aluno estudou, pesquisou de forma mais dinâmica e atrativa. É um momento de disseminar conhecimento, compartilhar e se dispor a aprender um com o outro”, disse Fábio Orlan, gestor geral da escola.

“Este é um momento muito especial em que a gente vai apresentar um para o outro o que aprendeu. É uma festa ‘pra’ gente, é como se fosse o nosso aniversário de um ano, em que as pessoas estão vindo para conhecer, ver o que a gente aprendeu nesses seis meses. ‘Tá’ tudo lindo! ”, destacou entusiasmada Flávia Andreina da Silva Vieira, presidente do Grêmio Estudantil da escola.

Na entrada da escola, a Banda Marcial entoou canções consagradas da MPB para dar boas-vindas aos visitantes. Também foi possível ver a apresentação de trabalhos sobre Sexualidade e Saúde”, coordenado pelo professor Luís Bacelar.

“Nós estamos falando da sexualidade nos diversos aspectos: homofobia, gravidez precoce, as DST’s e os métodos contraceptivos. E esse é um momento em que a gente se sente de fato protagonista, que é nada mais nada menos que se empoderar em ser estudante, aquele que estuda, que é bem informado, que lê e busca o melhor, que não tem medo de encarar o seu sonho”, destacou Luiza Brunett, aluna da Eletiva Sexualidade.

Os alunos que optaram pela Eletiva de Música apresentaram à comunidade escolar o ‘musical gospel’ acompanhado pelo professor Jonathan Farias. Ainda nas áreas de música e dança os alunos apresentaram a coreografia ‘Forró ontem, hoje e sempre’. Entusiasmados os estudantes destacaram a importância desse momento em que compartilham conhecimento. “É especial porque a gente trabalhou para isso, foram seis meses de estudos, pesquisa e trabalho. A gente apresentou uma coreografia sobre o forró ao longo do tempo, como era essa dança passada de geração a geração, de antigamente à atual. Então apresentar esse trabalho é muito importante”, disse Elaine Gomes dos Santos.

Na Eletiva Horta, os estudantes apresentaram produtos colhidos na horta escolar feita por eles. O resultado do plantio foi a colheita de pepino, quiabo, maxixe, cebola, cebolinha, tomate, pimenta, couve, entre hortaliças.

“A gente aprendeu que a tecnologia, quando usada de forma consciente, pode proporcionar melhora na nossa vida como alunos, auxiliando nas nossas pesquisas. Assim, pesquisamos sobre o lugar onde a gente mora e estamos muito felizes com esse trabalho”, explicou a estudante Elinara Dias, que escolheu a Eletiva de Tecnologia para estudar no primeiro semestre.

Timon

No Centro de Educação Integral Jacira de Oliveira e Silva, em Timon, a culminância foi realizada na terça-feira (22), das disciplinas eletivas que tem como objetivo ampliar, enriquecer e aprofundar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Gideão Santes, gestor da escola de Timon, considera as eletivas uma abordagem importante para o processo de ensino. “Você trabalha uma pedagogia de projeto otimizando o ensino, na perspectiva de atrair a atenção do aluno com abordagem lúdica, mas sempre com o planejamento efetivado para o ensino. A eletiva é uma forma dinâmica de se trabalhar o conteúdo e todo trabalho pedagógico que é dinâmico tem um efeito positivo”, declarou.

Para José Valmir, professor de Educação Física, as disciplinas eletivas trouxeram novas possibilidades de diversificar a sua área de ensino. “O processo foi muito positivo porque é uma tentativa de diversificar as áreas de conhecimento. No meu caso, por exemplo, muitas pessoas acham que a Educação Física é só futsal e futebol. Então, quanto mais especificidade diferente eu tentar trazer para os alunos, melhor. Pensando nisso, eu trouxe a dança e a ginástica para eles estudarem e se apresentarem com o tema “Dança: corpo em movimento”.

“Eu achei muito legal pois é uma aula diferente, mais animada e divertida. A gente se envolve mais com a escola e conhece outros alunos porque as turmas ficam misturadas”, comenta a aluna Samara da Conceição, do 3º ano.

A secretaria adjunta de Ensino da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Nádya Dutra, explica que as atividades acontecerão durante toda essa semana nos Centros Educa Mais. “É um momento de integração entre os alunos de todas as séries da escola em torno de uma temática; um momento de partilhar, de fortalecer e ampliar os conhecimentos adquiridos nos componentes curriculares do primeiro semestre. A escola se mobiliza e todos se envolvem”, pontuou.

Fonte: Seduc

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI