Mais de 500 famílias da zona rural de Bom Jesus das Selvas são contempladas com a construção de escolas nos povoados Sede da Ceama, Nova Vida e Vila Chapéu. Cada uma das comunidades recebe uma unidade de ensino, orçada em R$ 384.059,22, com duas salas de aula, cantina e pátio.
As obras fazem parte do programa Escola Digna, iniciativa do Governo do Maranhão que substitui escolas de taipa por unidades com melhores condições de ensino e aprendizagem em todo o estado.
Construídos em parceria com as secretarias de Infraestrutura (Sinfra) e de Educação (Seduc), os prédios serão entregues ao município para atender estudantes do ensino fundamental menor.
Segundo o titular da Sinfra, Clayton Noleto, a estimativa é terminar as construções até o fim deste ano: “Nós já reformamos, construímos ou reconstruímos mais de 600 escolas no Maranhão. É o maior investimento da história do estado em educação, trazendo mais dignidade e melhores oportunidades aos nossos jovens”.
Benefícios
“Hoje a gente precisa de uma escola de verdade na nossa comunidade. Na escola nova, a gente vai ter mais condições de atender os alunos”, diz a professora do povoado Sede da Ceama, Maria Aparecida Silva.
“Poderemos montar um plano de aula mais eficiente, com mais ludicidade, porque teremos um espaço maior e mais adequado”, acrescenta a educadora.
Além de motivar professores, as novas instalações prometem ajudar a combater a evasão escolar. “Com essa escola, nossos alunos vão ter mais vontade de frequentar as aulas”, avalia a comerciante do povoado Nova Vida, Maria de Assunção.
Para o líder comunitário da Vila do Chapéu, Adelson Cesar Xavier, a atual gestão trouxe a melhor herança que poderia deixar para seus filhos: a educação. “Na gestão anterior, a gente não tinha um ensino de qualidade”, afirma.
“Agora, na gestão do Flávio Dino, a gente tem esse privilégio. A única herança que um pobre pode deixar para um filho é a educação. É uma coisa que ninguém pode nos roubar”, finaliza.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI