4/09/2015 12:49 pm

Escolas do Estado fazem festa cívica no Cohatrac

Uma verdadeira festa cívica. Assim, pode ser traduzida a abertura oficial das atividades, em São Luís, do “Mês da Pátria no Maranhão: Maranhão de Riquezas e Belezas”, definido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Nesta sexta-feira (04), o desfile cívico das escolas do Polo V (Cohab/Cohatrac), ocorreu no bairro Cohatrac.

As cinco escolas estaduais do Polo V (Barjonas Lobão, CE Cidade de São Luís, UI Maria Pinho, Mato Grosso e Padre Newton) desfilaram com o tema “Construindo Cidadania”, levando para as ruas uma média de 700 estudantes, além da animação de oito fanfarras. Mais cinco escolas particulares também participaram do desfile.

Cada escola do Estado ficou responsável por mostrar as manifestações culturais, turismo, personalidades e meio ambiente das cidades que compõem as Unidades Regionais de Ensino (UREs), como Itapecuru, Vargem Grande e Nina Rodrigues, esta última foi representada com os personagens da brincadeira do bumba-meu-boi daquele município.

De acordo com a gestora do Barjonas Lobão, Eva Alves de Moraes Barros, “além de cumprir com a tradição, na participação das atividades cívicas do estado do Maranhão, resgatamos os valores dos nossos alunos, profissionais e toda comunidade envolvida”.

Destaque para a participação da comunidade do bairro que, ao longo do percurso, pode vivenciar mais de perto aquele momento cívico. “Há muito tempo eu não vou ver o desfile. E hoje tive a oportunidade de ver de perto. Ficou muito mais prático”, frisou a dona de casa Nariza Silva. Para a aposentada Maria Rita Araújo, que veio ver a neta, “o desfile no bairro é muito melhor por conta das crianças”, ressaltou.

O Centro de Educação Especial Helena Antipof, escola da rede pública estadual, localizada no Ipase, também realizou, nesta sexta-feira (4), ‘Caminhada pela Paz’, nas ruas do bairro. Dezenas de estudantes da educação especial demonstraram com cartazes e faixas frases de respeito à cidadania.

Na escola Barbosa de Godóis, no Monte Castelo, os estudantes promoveram atividades cívicas com o foco na educação ambiental e conscientização para preservar o meio ambiente. A programação cívica segue até o dia 30 de setembro, com desfiles, apresentações culturais e científicas, exposições, mesas redondas, gincanas e caminhadas.

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI