16/12/2015 6:34 pm

Escolas do Sistema Estadual de Ensino participam de Projeto de Pesquisa em Educação Musical

Música para os ouvidos! Música para a alma! Música para incentivar o protagonismo juvenil e ajudar a nortear caminhos, na formação de cidadãos mais conscientes de seu papel na sociedade. Foi com esse conceito de que a música transforma vidas, que na última semana, o Auditório do Palácio Henrique de La Roque, no Calhau, se transformou em palco para a Primeira Mostra do Projeto “Musica na Escola”, que envolve estudantes de dez escolas de Ensino Médio, do Sistema Estadual de Ensino.

Na mostra foram executadas 18 canções, desde músicas folclóricas africanas, passando por clássicos da MPB à peças eruditas.

O “Musica na Escola” é um projeto experimental de Pesquisa em Educação Musical, resultado de um termo de Cooperação Internacional entre a University of Southern California (USC – EUA), a Universidad de Granada (Espanha) e Universidade Federal do Maranhão (Ufma), com objetivo de avaliar o impacto e as contribuições da inserção da música no conteúdo escolar, como determina a Lei nº 11.769/2008. E é desenvolvido por meio de parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Secretaria Adjunta de Projetos Especiais (SAPE), a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPEMA).

A coordenação geral é da Ufma, por meio do Professor/Doutor João Fortunato, do Departamento de Artes do curso de Licenciatura em Música. À Seduc coube a responsabilidade de selecionar as escolas, contratar os cinco professores com formação em música e coordenar a execução do projeto nas escolas.

O projeto é realizado com aulas curriculares e extra curriculares, no contra turno escolar, e atende nessa etapa experimental, 1.100 estudantes, de 30 turmas de 1º, 2º e 3º anos do ensino médio, nas escolas: CE Dr João Bacelar Portela, CE Manoel Beckman, CE Estado do Pará; CE Antônio Ribeiro da Silva, CE Y Bacanga, CE Nerval Lebre, CE Vinicius de Moraes, CE Maria do Socorro Almeida, UI Desembargador Sarney e CE Governador Edison Lobão (CEGEL). Além de aulas teóricas, são realizadas “Oficinas de Música”.

Essa que é a terceira etapa do projeto, será encerrada em fevereiro, com um seminário realizado, onde será apresentado o resultado da pesquisa. O objetivo final é elaborar um plano de ações para inserção efetiva da música em escolas de Ensino Médio, do Sistema Estadual de Ensino, conforme exigências da legislação vigente e com bases em experiências vividas no Brasil, América do Norte e Europa, além de desenvolver uma proposta curricular de ensino da música adequada às características idiossincráticas do Maranhão.

Fonte/ Seduc

Texto/ Regina Souza

Fotos/ Lauro Vasconcelos

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