25/05/2016 5:27 pm

Escolas do Sistema Estadual de Ensino preparam alunos para a OBMEP-2016

Foto 3_Diculgação_Seduc_24052016 - Escolas do Sistema Estadual de Ensino preparam alunos para a OBMEP-2016

Estudantes do terceiro ano do C.E Aniceto Mariano Costa, no município de Matinha, participam de oficinas preparatórias para Obmep.

Mais de três mil escolas públicas do Maranhão se preparam para fazer as provas da 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep – 2016) que ocorre, em todo o país, no próximo dia 07 de junho. Deste número, 844 escolas são do Sistema Estadual de Ensino.

Para melhorar o desempenho do Maranhão no ranking da Obmep, escolas do Sistema Estadual, em todas as Unidades Regionais de Educação (URE’s), estão realizando atividades preparatórias com reforço do conteúdo da olimpíada.

Um exemplo é o Centro de Ensino Aniceto Mariano Costa, do município Matinha, pertencente à Unidade Regional de Viana (Ure/Viana), que há dois meses vem realizando aulas intensivas aos sábados, no sentido de preparar os estudantes. As aulas preparatórias para a Obmep são ministradas por um grupo de professores de matemática da escola e um cedido pelo município para reforçar o ‘time’.

Os professores utilizam material didático disponibilizado no site da Obmep, além dos recursos disponíveis na própria escola para tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas. “Durante as oficinas preparatórias para a Obmep, nós temos percebido a participação efetiva dos nossos alunos. Eles também estão envolvidos, gostando da metodologia adotada. E nós esperamos ter um bom resultado e ajudar o Maranhão a superar as metas estabelecidas para este ano”, enfatizou a gestora da escola, Neuza Silva Mendonça.

Vale ressaltar que o CE Aniceto Mariano Costa já recebeu certificados de honra ao mérito em 2014. No ano passado recebeu kit pela participação quantitativa e qualitativa na Obmep-2105, além de dois certificados.

Este ano a escola quer ir além, para isso, fez uma grande mobilização e conseguiu inscrever 470 estudantes do 1º ao 2º ano do Ensino Médio e 30 da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o que equivale a 99% por cento dos alunos participando da primeira fase da 13ª Obmep.  O clima na escola é de expectativa. “Nós buscamos desenvolver atividades mais dinâmicas e interessantes para despertar o interesse dos nossos alunos, para que eles tenham vontade de vir pra aulas. Estamos todos otimistas e cheios de expectativas pelo resultado”, destacou a professora Nancy Eulália Moraes Ferreira.

“Pra mim, está sendo muito prazeroso participar das oficinas. As aulas extras, hoje, não têm aquele sentido de que será mais um dia de aula, para encher a paciência. Está sendo muito bacana, quero aproveitar ao máximo e tenho certeza de que esta é a ideia da maioria dos estudantes”, disse Camila Cunha Ferreira, aluno do 2º ano do Ensino Médio.

No Colégio Militar Tiradentes, em São Luís, 1.401 estudantes estão inscritos para a primeira fase da Obmep, sendo 681 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 720 do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Na olimpíada de 2015, a escola conquistou 21 certificados de honra ao mérito e quatro de medalhas de bronze. Este ano quer melhores resultados. Para isso, desde o início do ano letivo a escola está preparando os ‘atletas da matemática’.

De acordo com a diretora pedagógica da escola Yeda Malta, como o conteúdo da Obmep está inserido no componente curricular, a escola já trabalha normalmente o estudante para que ele tenha um bom desempenho. Além disso, tem reforçado o conteúdo com os chamados ‘aulões’, em horários extras no próprio turno escolar, com aplicação de simulados com base nas provas da olimpíada.

Participam da Obmep estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e dos três anos do Ensino Médio. Composta de duas séries de testes – a primeira em junho e a segunda, em 10 de setembro –, a Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas vai premiar 6,5 mil alunos, sendo 500 com medalhas de ouro, 1,5 mil de prata e 4,5 mil de bronze. Os medalhistas também serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Júnior, em 2016. A Obmep reconhece, ainda, o trabalho dos professores, das escolas e das secretarias de educação dos 6,5 mil vencedores.

O Maranhão na OBMEP -2016

Este ano, Maranhão é o quarto estado brasileiro com o maior número de escolas inscritas na 12ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Ao todo, 3.566 escolas maranhenses das redes públicas municipais, estadual e federal, localizadas nos 217 municípios, se inscreveram na primeira fase da competição que será realizada no dia 7 de junho.

“A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) trabalha agora para estimular nas escolas a realização de atividades extraclasse, com o uso dos materiais da OBMEP com ampla participação dos alunos e professores. Dessa forma, além de obter êxito na competição, irá melhorar de forma significativa o processo do ensino e da aprendizagem da Matemática”, destacou o secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão.

Em 2015, o Maranhão bateu recorde de inscrições de alunos e escolas na OBMEP – 2015.  O estado alcançou um percentual de 90,18% de alunos (801.891) participantes na competição, atingindo a participação de 100% dos municípios. O resultado da primeira fase da OBMEP 2015 garantiu a participação de 763 escolas e 18.169 alunos da Rede Estadual de Ensino, classificados para a 2ª Fase.

Fonte: Seduc
Texto: Regina Souza