30/05/2016 7:01 pm

Escolas do Sistema Estadual de Ensino recebem ‘Projeto Circuito Espacial’

O Centro Integrado Rio Anil (Cintra) recebeu, nesta segunda-feira (30), o ‘Projeto Circuito Espacial’, que é resultado de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). O projeto tem o objetivo de possibilitar aos alunos de escolas do Sistema Estadual de Educação conhecer a realidade do CLA, as atividades e operações desenvolvidas pelo Centro, que é referência internacional, e, principalmente, despertar entre os estudantes o interesse pela ciência.

O projeto foi idealizado pela Supervisão de Tecnologias Educacionais da Seduc, após uma visita à Base Aérea de Alcântara. “Matérias como Física, Química, Biologia e a própria Matemática geralmente não são bem vistas, porque não conseguimos fazer uma associação com o cotidiano. Então ao trazermos o CLA para a escola, nós conseguimos mostrar para nossos estudantes que a ciência está presente no dia a dia. O CLA está aí, é nosso e precisamos conhece-lo. Queremos que eles vejam que esta é uma possibilidade de profissão, desde que estudem”, enfatizou a supervisora de Tecnologias Educacionais da Seduc, Akemi Wada.

O encontro da equipe do CLA com estudantes e professores ocorreu nos turnos matutino e vespertino, no auditório da escola, e contou, também, com a presença de representantes da Seduc. O Comandante do CLA, coronel aviador Claudio Olany Alencar de Oliveira, foi quem abriu a palestra falando da importância da Força Aérea Brasileira (FAB) e sobre o que é o CLA e seu papel estratégico para o lançamento de foguetes. “Estamos muito contentes com essa parceria com a Seduc, que nos oportunizou poder falar para estes jovens sobre as atividades do CLA, as atividades da FAB e, principalmente, sobre as formas de ingresso na Força Aérea. A ideia é desenvolver nessa juventude o interesse pela atividade espacial, pela carreira militar e mostrar como isso pode ser vantajoso para o futuro profissional” destacou o coronel.

O diálogo teve a participação tanto de estudantes quanto de professores. “Eu não sabia muito sobre o Centro e nem sobre os projetos desenvolvidos. Fico muito feliz de saber que a base de Alcântara é estratégica para o mundo. Isso é muito bacana e despertou o meu interesse em visitar a cidade e conhecer a base”, enfatizou Ítalo Sousa Batista, estudante do 1º ano.

“Nós recebemos o CLA com uma expectativa enorme, pois esta visita possibilita aos nossos estudantes conhecer um pouco mais sobre o Centro. Esperamos que muitos deles sejam encorajados e, quem sabe, sigam uma carreira nas Forças Armadas ou no setor aeroespacial”, afirmou a gestora pedagógica do Cintra, Célia Maria Pinheiro de Andrade.

O Cintra é a segunda escola a receber o ‘Projeto Circuito Espacial’. No último dia 24, o Liceu Maranhense também recebeu o projeto, que, inicialmente, está direcionado a estudantes e professores da Unidade Regional de Educação (URE) de São Luís. A proposta está dividida em duas etapas. A primeira etapa corresponde à visita das equipes do CLA às escolas, onde realizam palestras, apresentam o Centro e tiram dúvidas dos estudantes. Na segunda etapa, que ainda será realizada, os estudantes serão divididos por séries – 1°, 2° e 3° ano – e irão conhecer de perto a estrutura e o funcionamento do CLA.

Para a visita ao CLA, serão ofertadas 25 vagas para cada série, e o critério primordial para escolha é o desempenho escolar (notas), sinalizadas no Sistema de Administração de Escolas da Seduc (SIAEP). Também serão contemplados alunos medalhistas em todas as Olimpíadas, como matemática, português e outras disciplinas. “Vamos premiar os nossos melhores alunos e desta forma queremos incentivar os demais estudantes a quererem estar nesse lugar”, disse Akemi Wada.

Texto: Regina Souza
Fotos/Lauro Vasconcelos