14/06/2021 6:14 pm

Escolas em tempo integral do estado passam por avaliação de desempenho

Foi iniciada nesta segunda-feira (14), a primeira etapa da avaliação de desempenho, com objetivo de monitorar a qualidade dos serviços educacionais oferecidos nos 55 Centros Educa Mais, tendo como ponto principal a medição do potencial de cada profissional. A avalição acontece duas vezes ao ano, e irá até na próxima sexta-feira (25), dia determinado para que as equipes escolares possam se organizar e concluir a efetivação da ação.

O método abordado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), no âmbito da Secretaria Adjunta de Educação Profissional e integral (Saepi), busca saber o nível da qualidade educacional que está sendo ofertado pelas escolas em tempo integral da rede estadual de ensino, para que, a partir desses resultados, possa ser trabalhado ações de forma estratégica.

De acordo com o secretário Adjunto, André Bello, a avaliação é de suma importância para a uma educação de qualidade aos jovens estudantes. “A avaliação diagnóstica é um dos pilares das escolas integrais, os Centros Educa Mais, por contribuir com a gestão de qualidade e o ensino, uma vez que buscamos colaborar com os projetos de vida dos estudantes, e a avaliação diagnóstica nos ajuda nesse aspecto”, explicou.

Coordenada pela Supervisão dos Centros de Educação em Tempo Integral (SUPCETI), a avaliação é um processo participativo, dinâmico, contínuo e sistematizado que envolve os gestores geral, administrativo-financeiro e pedagógico, professores, professores coordenadores de área, intérprete de libras, AEEs (profissionais de Atendimento Educacional Especializado), técnicos focais, diretores de educação e equipe da Supervisão.

A supervisora dos Centros Educa Mais, Raquel Melo, destaca o impacto positivo da avaliação nos centros em tempo integral e a importância para o modelo. “Essa é uma ação que tem um impacto muito positivo no nosso ciclo de melhoria contínua, está totalmente articulada com nosso modelo pedagógico, modelo de gestão institucional e tem um foco no aprimoramento das nossas rotinas e na promoção de um maior engajamento por parte de todas as equipes. Estamos muito alegres por, nesse ano de 2021, podermos retornar esse processo iniciado em 2019, e nessa edição fizemos alguns ajustes com vista em potencializar o retorno das equipes escolares. Então, vamos juntos, sempre com foco na melhoria contínua”, ressaltou.

A coordenadora de avaliação educacional dos Centros Educa Mais, Ana Cecília, complementa como a avaliação é importante para o ensino e a aprendizagem dos alunos. “A avaliação de desempenho dos servidores é um momento único para que possamos, de fato, corrigir as ações e realizar intervenções necessárias de forma a garantir a implantação sustentável e eficiente do ensino integral no estado do Maranhão. É o PDCA [ferramenta para melhoria de gestão] na prática, premissa basilar dos Centros Educa Mais”, finalizou.

Fonte: Seduc
Texto: Matheus Sthwart
14/06/2021

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