O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), realizou, no último sábado (30), em Imperatriz, mais uma edição do programa Luminar: Caravana da Ciência. Participaram estudantes de escolas particulares e públicas, incluindo os do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), e o público em geral. Foram oferecidas oficinas e visitação ao Planetário Móvel.
“O projeto Luminar, uma grande iniciativa do Governo do Estado, tem o objetivo de incentivar e fazer a difusão da ciência e tecnologia para os nossos estudantes. É uma verdadeira iniciação científica com as atividades que a Secti oferece durante a Caravana de Ciências, como as oficinas de Paleontologia, Astronomia, Robótica, entre outras”, explica a gestora Regional de Educação de Imperatriz, Orleane Evangelista de Santana.
Para Manoel Alex, aluno do 3º ano do Ensino Médio e presidente do Grêmio Estudantil do C.E. Nascimento de Moraes, o projeto é uma experiência que amplia o conhecimento adquirido em sala de aula. “Estamos vivenciando os conhecimentos de Ciências vistos em sala de aula, por meio das oficinas oferecidas, como as de Química, Matemática e Física, além de termos acesso a novos conhecimentos como Robótica e Astronomia, por exemplo”.
“A missão central deste governo é tentar transformar o Maranhão pela educação, por isso o governador Flávio Dino prioriza o investimento em educação. Educação é investimento amplo que vai desde transformar escolas de taipa em escolas dignas até levar uma caravana da ciência com seis oficinas para escolas públicas”, afirma o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles, que participou da Caravana em Pindaré-Mirim, no dia 15. Ele afirmou que a educação transpõe todos os universos. “E o programa Luminar vai compartilhar com os presentes um universo de coisas”.
O programa
Luminar: Caravana da Ciência tem como meta difundir e popularizar a ciência e tecnologia no Maranhão, despertando vocações científicas entre os jovens de escolas da Rede Pública de Ensino do Maranhão e comunidade em geral. São realizadas oficinas e exibidos astros e Sistema Solar por meio do Planetário móvel.
Em 2016, a Caravana da Ciência envolveu a participação de mais de 15 mil pessoas, e em 2017 foram mais de 30 mil participações diretas em todo o Estado. Este ano, foram selecionadas 32 escolas que recebem a Caravana da Ciência, durante o período de junho a setembro.
Fonte: Seduc
Texto: Cida Marconcine
03/07/2018
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI