19/02/2016 12:27 am

Escolas estaduais mobilizam população contra Aedes aegypti em Belágua, Vargem Grande e Imperatriz

Escolas das 19 Unidades Regionais de Educação do Maranhão já iniciaram as atividades de mobilização nacional de combate ao Aedes aegypti uma iniciativa dos Ministérios da Educação e da Saúde, em parceria com os estados. Nesta sexta-feira (19), Dia D da ação, participa das atividades no Maranhão a ministra da Igualdade Racial e Direitos Humanos, Nilma Lino Gomes, acompanhada dos secretários de Estado de Saúde, Marco Pacheco e de Educação, Áurea Prazeres e de toda a comunidade escolar. A concentração para o evento será na Praça Sete Palmeiras, na Vila Embratel, às 8h.

No Maranhão, as ações aconteceram em Belágua, onde estudantes do CE Emésio Araújo começaram a programação no sábado (13) e concluíram na quarta-feira (17). Eles organizaram palestras e uma passeata, passando de casa em casa com orientações para envolver a comunidade e conscientizar a população a evitar focos do mosquito.

Segundo a secretária de Estado de Educação, Áurea Prazeres, a iniciativa é estratégica porque permite difundir informações de utilidade pública no ambiente escolar, potencial formador de entusiasmados multiplicadores. “Com esta ação compartilhada da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) com outros órgãos envolvidos na ação que ocorrerá dentro do ambiente escolar, o trabalho vai ser replicado de forma mais rápida e eficaz para as famílias dos estudantes e comunidade, aumentando consideravelmente o contingente de pessoas no combate ao mosquito”, destacou Áurea.

Também na quarta-feira (17), alunos de escolas estaduais de Vargem Grande, como o CE Santos Dumont, promoveram atividades teatrais para chamar a atenção para a força tarefa contra o mosquito, que transmite dengue, chikungunya e zika.

Em Imperatriz, durante o último fim de semana, uma grande mobilização reuniu diversos centros de ensino e escolas, com panfletagem, exposição de cartazes e coleta de resíduos sólidos. Os mobilizadores aproveitaram para dar dicas à população quanto às formas adequadas de prevenção e de acondicionamento de objetos em áreas externas, por exemplo.

“Buscamos sensibilizar e informar os transeuntes, comerciários e comerciantes sobre os cuidados a serem tomados contra o Aedes aegypti. Foi muito bom e importante este momento. Mas a luta continua. Façamos a nossa parte”, disse a gestora do CE Governador Archer, professora Diana Barreto.

 

 

 

Fonte: Secap
Texto: Carolina Nahuz
Fotos/Divulgação

 

 

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI