30/01/2017 6:11 pm

Escolas estaduais realizam Semana Pedagógica 2017

FOTO 2

Planejamento Escolar no CE Dorgival Pinheiro de Sousa

Desde o último dia 15, escolas da Rede Pública Estadual estão realizando a Jornada Pedagógica e o Planejamento escolar. As ações seguem até amanhã (31) e, a partir de quarta-feira (1), os Centros de Ensino abrem as portas para o início do ano letivo de 2017.

Na Unidade Regional de Educação de Imperatriz, os trabalhos para o ano letivo começaram no dia 12 de janeiro, com uma reunião com gestores escolares e coordenadores dos Centros de Ensino ligados à URE, com objetivo de planejar a Semana Pedagógica, tendo como fundamento os documentos norteadores da Seduc e propostas de trabalho previstas pelo Plano de Ação Pedagógico.

Durante esta Semana, nos Centros de Ensino estão sendo discutidas as orientações pedagógicas específicas para 2017, com vistas a esclarecer temáticas normativas e curriculares que têm impacto direto na organização da prática pedagógica, além da realização do planejamento escolar para o início do ano letivo (Diagnóstico, Plano de Ensino Anual e Planos de Aulas).

FOTO 1

Professora Eró Cunha e colegas educadores durante planejamento no CE Edinan Moraes

No Centro de Ensino Prof. Edinan Moraes, a equipe gestora e escolar está muito empenhada nesses momentos de reflexões, orientações e planejamentos com todos os professores, nos três turnos de trabalho. Segundo a professora de Língua Portuguesa Eró Cunha, a qualidade na participação e discussões estão superando as expectativas dos professores. “Durante os estudos, os participantes falaram sobre a necessidade de todos, governo e profissionais da educação, estarem irmanados com o mesmo objetivo, que é o de fortalecer o ensino e a aprendizagem no Maranhão”, afirma a professora.

“Orientações Pedagógicas para uma Educação Inclusiva de Qualidade” foi o tema que o Centro de Ensino Governador Archer trouxe para a Semana Pedagógica, com uma vasta programação com palestras sobre deficiência auditiva, com a fonoaudióloga Simone Kyt e a instrutora de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) Rayanne Félix, além de palestras sobre outros temas como Deficiência visual, autismo, Atendimento Educacional Especializado (AEE), deficiência intelectual, entre outras abordagens.

No Centro de Ensino Dorgival Pinheiro de Sousa o tema foi sobre “A Escola no Rumo Certo”. A gestora escolar Centro de Ensino, Jeassimonne Paulino Carvalho Rocha, destaca a importância da jornada. “Mais um ano letivo se inicia, trazendo novos desafios que nortearão nossa prática docente. Nesse intuito, estamos realizando a jornada pedagógica com o objetivo de auxiliar o planejamento de nossas ações didático-pedagógicas, buscando oferecer uma educação de mais qualidade ainda aos nossos alunos”, disse.

FOTO 3

Grupo de professores em discussão no CE Nova Vitória

“Toda a equipe está empenhada na realização de diagnósticos para a melhoria de resultados, assim como para a elaboração do Plano de Metas 2017. Outro foco de discussão está sendo a modalidade Educação de Jovens e Adultos, na busca de superar suas problemáticas, como a evasão escolar principalmente”, esclarece a gestora do Centro de Ensino Nova Vitória, professora Celia Chaves Sá Rocha.

Grupos de Trabalho na Regional de Imperatriz

Como parte do Plano de Ação do Departamento Pedagógico da URE de Imperatriz para o ano letivo de 2017, foram divididos três Grupos de Trabalho, chamados de GT1, GT2 e GT3, que têm o compromisso de desenvolver temáticas e ações sobre Grêmio Estudantil, Conselho de Classe e reestruturação dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) dos Centros de Ensino que compoem a URE de Imperatriz, respectivamente. Propostas já socializadas em reuniões com gestores escolares e coordenadores pedagógicos, durante o encontro, que aconteceu dia 13 de Dezembro, onde foi realizada uma mesa redonda com as equipes gestoras e os Grupos de Trabalho da UREI, que juntos puderam refletir sobre os limites e possibilidades deste Plano de Ação nos Centros de Ensino.

Texto: Cida Marconcine
Fotos/Divulgação