17/05/2016 8:43 pm

Escolas estaduais recebem livros da Academia Maranhense de Letras

Vinte e uma escolas da rede pública estadual de ensino, localizadas em São Luís, começaram a receber acervos literários doados pela Academia Maranhense de Letras (AML). A ação faz parte do projeto ‘A Academia Maranhense de Letras vai à Escola’, experiência piloto que, além da doação de obras, promove contato presencial com os membros da AML. Nesta terça-feira (17) foi vez do CE Gonçalves Dias, localizado no Bairro de Fátima, ser beneficiado com a atividade.

“Para nós, alunos, é uma experiência importante porque adquirimos conhecimento e conversamos sobre curiosidades da literatura”, destacou Lídia Barros, 16 anos, do 3º ano do Ensino Médio.

Participaram da roda de conversa com os alunos do Gonçalves Dias, o presidente da AML, Benedito Buzar; e os imortais José Ewerton Neto, Sebastião Duarte, José Carlos Sousa Silva, Ceres Costa Fernandes e Louviral Serejo. Presente, também, a gestora da Unidade Regional de Educação (URE) de São Luís, Eva Morais, representando o secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão e o corpo técnico da escola.

Gestores do CE Gonçalves Dias com os imortais da AML

Benedito Buzar explicou que a seleção das escolas foi feita a partir de um consenso entre a Seduc/URE e a Academia. “Essas escolas serão enriquecidas com volumes de autores maranhenses que irão despertar nos alunos o gosto pela leitura. Por onde já passamos temos observado o interesse e uma boa resposta dos alunos”, ressaltou Buzar.

“Hoje temos um currículo escolar fantástico com disciplinas como Filosofia, que ajuda a pensar. Mas nada substitui a leitura, portanto, comecem a ler obras da preferência de vocês e viagem no mundo da leitura”, salientou Lourival Serejo.

A gestora Maria do Amparo agradeceu a presença dos membros da AML na escola e a doação de mais de 40 acervos à biblioteca. “Hoje é um dia importante para a comunidade escolar porque esse espaço [escola] é o melhor lugar para exercitar a leitura e provocar mudanças significativas na formação dos estudantes”, apontou.

Nesta primeira etapa, a ação já foi executada nas escolas Liceu Maranhense, Modelo Benedito Leite, João Francisco Lisboa, Fernando Perdigão e Humberto de Campos. Receberão ainda os kits da AML os centros de ensino Jardim São Cristóvão, São Cristóvão, Maria Aragão, José Justino Pereira Barjonas Lobão, Almirante Tamandaré, Manoel Beckman, José Nascimento Moraes, Fernando Perdigão, Margarida Pires Leal, Colégio Militar Tiradentes, Colégio Militar 2 De Julho, Paulo Freire, Vinicius de Moraes, Barjonas Lobão e Antônio Ribeiro da Silva.

Fotos:
Lauro Vasconcelos/SES