21/10/2022 3:54 pm

Escolas estaduais são destaque com trabalhos de inovação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Maranhão

Os jovens protagonistas dos Centros Educa Mais, escolas em Tempo Integral da Rede Pública Estadual, apresentaram, na tarde de quinta-feira (20), durante a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Maranhão, no stand da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), trabalhos de inovação desenvolvidos nas escolas através da disciplina de robótica.

Marcos Eduardo Miranda, assessor técnico da Coordenação de Inovação dos Centros Educa Mais, destacou que o momento representa uma oportunidade de apresentar para a sociedade o resultado da educação oferecida nas escolas em tempo integral.

“Os Centros Educa Mais possuem uma cultura de educação científica e inovação e participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia consolida todas as ações estratégicas já desenvolvidas visando o fomento da educação científica e tecnológica nos Centros”, afirmou Marcos Eduardo Miranda.

O Centro Educa Mais Barjonas Lobão, localizado Jardim América, levou para “Cidade da Ciência”, no Centro Histórico de São Luís, um projeto que reúne inovação e sustentabilidade.

Danilo Nogueira, professor de Robótica do Centro Educa Mais Barjonas Lobão, destacou a relevância de unir a robótica com sustentabilidade. “Nosso intuito é fazer com que os estudantes trabalhem em grupos e criem projetos que modifiquem sua realidade. O projeto é de robótica, mas também trabalha disciplinas como: química, física e biologia”, explicou.

Emanuelle Christine, estudante do Centro Educa Mais Barjonas Lobão, explicou a importância do projeto Inovação e Sustentabilidade. “Estamos trazendo para reflexão a importância da reciclagem, a gente sabe que a questão do lixo é um grande problema, queremos mostrar a importância da reciclagem e os benefícios dessa ação para o meio ambiente”, contou a estudante apresentando os protótipos desenvolvidos pela equipe: helicóptero desenvolvido com frasco de antitranspirante e palitos de picolé, além de uma roda gigante com caixas de fósforo.

O Centro Educa Mais Dayse Galvão de Sousa, localizado na Vila Embratel, desmistificou os cálculos matemáticos na SNCT 2022 com o projeto “Dayse Droid”.

Segundo Diego Aguiar, professor de Robótica do Centro Educa Mais Dayse Galvão de Sousa, o trabalho auxilia nos aprendizados de física e matemática nas escolas. “São simuladores que resolvem problemas como Teorema de Pitágoras, Equação do segundo grau, termodinâmica, entre outras áreas de conhecimento”, informou.

“O nosso projeto consiste em calculadoras que podem facilitar o aprendizado de muitos alunos nas áreas de matemática e física, fazendo com que eles aprendam de forma mais lúdica”, disse Tharcylâine França, estudante do Centro Educa Mais Dayse Galvão de Sousa.

A programação da SNCT 2022, que começou na terça-feira (18) e prossegue até está sexta-feira (21), também abriu espaços para autores da Rede Pública Estadual, um caso exitoso é da Emile de Carvalho, que lançou a obra “Contos e Pinturas – Era Noite”, da estudante do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAHS), na terça-feira (18).

Passaram pela Semana, também, projetos das escolas em tempo parcial: C.E. Rio Grande do Norte, C.E. Viriato Correia e C.E. Pedro Alvares Cabral; e em tempo integral: os Centros Educa Mais: Margarida Pires Leal, Professor Ignácio Rangel e Salustiano Trindade.

Mais fotos:

 

Fonte: Seduc
Texto: Cíntia Sá
Fotos: Cinaldo Oliveira e Aretha Ramos
21/10/2022

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

Ouvidoria
0800 280 0166
(98) 3194-7721
(98) 3194-7722

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI