14/12/2016 7:02 pm

Escolas indígenas recebem investimentos e melhorias do Governo do Estado

Inauguração da reforma geral da Escola Estadual Indígena Uwanog

Inauguração da reforma geral da Escola Estadual Indígena Uwanog

A Escola Estadual Indígena Uwanog, localizada na aldeia Mainumy – área indígena Rodeador, no município de Barra do Corda, é uma das 288 escolas maranhenses dessa modalidade de ensino, que está recebendo ações do governo do estado, que vão desde a reforma, formação de professores, alimentação escolar em dia, e suporte para o ensino, com a entrega de kits pedagógicos, fardamento e mobiliário escolar.

Na escola da aldeia Mainumy, o ano letivo foi encerrado nesta terça-feira (13), em clima de festa. Isso porque, além da reforma geral realizada pelo governo do estado, a escola encerrou as aulas com um saldo positivo. “Recebemos carteiras  novas, fardamento para todos os alunos, mochilas, kits pedagógicos e a merenda escolar em dia. Tudo isso é graças ao trabalho do governador Flávio Dino’, destacou a Cacique Libiana Pompeu Tavares.

Professor com os alunos no encerramento do calendário letivo na aldeia Mainumy

Professor com os alunos no encerramento do calendário letivo na aldeia Mainumy

A liderança indígena também ressaltou a importância dos docentes contratados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para garantir o ensino de qualidade dos alunos indígenas. “Quando se tem coordenadores, professores e caciques comprometidos com a educação escolar indígena, dá certo. Acabamos de cumprir o calendário 2016 com amor, dedicação, respeito e compromisso com nosso trabalho”, enfatizou a Cacique.

A E.E.I. Uwanog atende 242 alunos matriculados do 1º ao 9º do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, foi reformada e entregue pelo governo em maio do ano passado.

Suporte ao ensino

Além dessa escola, o governo iniciou a distribuição de kits pedagógicos e de materiais permanentes como carteiras escolares, quadros e mesas em 57 escolas do município de Grajaú, totalizando 2,2 mil kits, e outros 1.600 em escolas das Unidades Regionais de Educação de Santa Inês e Zé Doca. As demais escolas receberão a partir do mês de fevereiro, conforme planejamento da Seduc.

“Há uma série de melhorias que o governo está realizando na Educação Escolar Indígena do Maranhão, garantindo qualidade do ensino nas comunidades indígenas e todas essas ações têm como base o respeito à diversidade e a valorização dos povos indígenas do estado”, realçou o Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

Reforma

O Governo do Estado também iniciará o processo de revitalização de escolas indígenas do Maranhão em fevereiro de 2017. Serão revitalizadas 10 escolas indígenas, localizadas em 10 aldeias dos municípios de Bom Jardim, Santa Luzia do Paruá, Amarante, Bom Jesus das Selvas, Grajaú, Itaipava do Grajaú e Jenipapo dos Vieiras, beneficiando aproximadamente 2 mil alunos indígenas.

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI