14/03/2016 3:08 pm

Escolas na rede pública estadual recebem incentivo à pesquisa científica e tecnológica na URE de Imperatriz

IMG-20160309-WA0056

Professor Jailson de Macedo durante palestra com alunos no Colégio Militar Tiradentes II

O Núcleo de Pesquisas da Educação Básica, vinculado à Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI), tem promovido desde o início deste ano letivo visitas de caráter técnico e de formação nas escolas públicas estaduais que integram esta Regional de Educação. A coordenação do Núcleo é de responsabilidade dos professores Drs. Jailson de Macedo Sousa (Geografia) e Jomilson Moraes dos Santos (Química).

“A finalidade destas visitas é disseminar ideias acerca da importância do desenvolvimento de atividades científicas nas escolas, através da realização de palestras motivacionais, oficinas e diálogo permanente com alunos e professores sobre os princípios básicos que têm norteado a pesquisa na educação básica e o exercício da construção do projeto de pesquisa”, explica o prof. Dr. Jailson de Macedo Sousa.

Durante as visitas nas escolas, o Núcleo de Pesquisa da UREI também tem realizado divulgação do Edital Fapema nº 038/2015 – Geração Ciência – Apoio a Projetos de Pesquisa Científica e Tecnológica para o Ensino Médio nas Escolas. O Governo do Estado do Maranhão e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação – SECTI, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), através deste edital, tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação através da linha de ação “Mais Ciência”, e no âmbito do programa “Mais inclusão”. O envio eletrônico da proposta de pesquisa pode ser realizado até 28/03, no Sistema Patronage (www.fapema.br/patronage). O edital completo se encontra disponível para download no portal da Fapema.

A gestora escolar do CE Edinan Moraes, professora Maria das Graças Oliveira Saraiva, ficou muito feliz com a visita dos professores pesquisadores da UREI. “Quero aqui agradecer por esta grande contribuição na apresentação do edital da Fapema e incentivo aos nossos alunos na Iniciação Científica. Muito Obrigada”, declara ela.

“A URE de Imperatriz acredita neste modelo de educação e tem fortalecido nas escolas ações pedagógicas voltadas para o incentivo à pesquisa, a realização de projetos e a participação em eventos científicos. As atividades curriculares voltadas para a prática social e contextualizadas com a nossa realidade é elemento de grande relevância na formação de alunos participativos e envolvidos com as problemáticas da comunidade onde estão inseridos”, afirma a gestora Regional de Educação de Imperatriz, profª Rosyjane Paula.

Escolas que já foram contempladas com estas ações do Núcleo de Pesquisa da Educação Básica: CE Urbano Rocha, CE Graça Aranha, CE Frei Gil (Estreito), CE João Pereira Martins Neto (Estreito), CE Dorgival Pinheiro de Sousa, Colégio Militar Tiradentes II, CE Caminho do Futuro, CE Professor Edinan Moraes, CE Estado de Goiás, CE Nova Vitória e CE Tancredo Neves. A meta é visitar e atender todas as escolas que fazem parte da URE de Imperatriz.

Texto: Cida Marconcine
Foto/Divulgação