Termina no próximo dia 05 (sexta-feira), o prazo para que os gestores escolares possam interpor recurso para revisão de resultado de desempenho na Prova Brasil – 2015.
Os resultados preliminares da avaliação realizada em novembro do ano passado, já estão disponíveis somente para as escolas que participaram da avalição. A consulta pode ser feita através da plataforma do Inep.
Para quem já possui cadastro em algum dos sistemas do Inep, basta acessar:
http:/sistemasprovabrasil.inep.gov.br/provaBrasilResultados/ e digite seu CPF e senha.
A escola que não possui login e senha deve fazer o cadastro no seguinte endereço eletrônico:
http:/sistemasprovabrasil.inep.gov.br/provaBrasilResultados/view/consultaEscola/consultaEscola.seam.
Podem interpor recursos a escola cujo resultado da avalição não apareça no banco de dados do Inep e que se enquadre em pelo menos uma das seguintes situações:
1- Escolas que tiveram problemas internos ligados à infraestrutura, ou externas, que tenham atrapalhado a aplicação das provas ou comprometido o desempenho dos alunos;
2- Escolas que não atingiram 50% de participação na avaliação;
3- Escolas que enfrentaram problemas de ordem técnica ligados à aplicação das provas ou qualidade do material usado;
A principal mudança nos critérios de avaliação está relacionada ao percentual de participação dos estudantes. Até 2014, o MEC\ Inep estabelecia que a escola que tivesse menos de 80% de participação dos estudantes não teria resultado divulgado. Para o Prova Brasil – 2015, o MEC\Inep reduziu esta margem para 50 %, em atendimento à solicitação de vários municípios que alegaram preocupação com o impacto que a não divulgação do IDEB poderia ter nas suas políticas educacionais.
Prova Brasil
A Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), mais conhecida como Prova Brasil, é a principal avaliação de qualidade da educação básica brasileira, e tem o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. A iniciativa faz parte do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e tem como principal objetivo aferir a qualidade da educação brasileira, e assim, contribuir para sua melhoria.
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