30/10/2016 8:23 pm

Escolha democrática e diálogo com comunidade escolar marcam escolha de gestores escolares

Iniciada na gestão do governador Flávio Dino, esta é a segunda eleição para Gestores Escolares realizada no Maranhão. São 596 vagas distribuídas nas 19 Unidades Regionais de Educação (UREs) para definir os novos gestores de escolas com Caixa Escolar ativo, onde não houve processo seletivo democrático no ano de 2015 por falta de candidatos inscritos, sem candidato eleitos e onde há vacância.

As inscrições, que vão até esta sexta-feira (28), podem ser feitas por chapas ou candidatos individuais, de acordo com a necessidade de cada escola. Para ocupar os cargos de diretor geral ou diretor adjunto, os profissionais precisam ter curso de Licenciatura Plena ou Graduação em Pedagogia; ser efetivo na rede pública estadual; ter pelo menos três anos de efetivo exercício do magistério; estar em exercício na escola em que vai concorrer, há pelo menos seis meses, comprovado por meio de declaração do chefe imediato; não estar em processo de aposentadoria ou respondendo a Processos Administrativos Disciplinares; comprovar, por meio de certificado ou declaração da autoridade competente, que participou e foi aprovado em curso de gestão ministrado pela Fundação Sousândrade (2015) ou que participou e foi aprovado em curso de formação Mais Gestão (2016).

A escolha democrática dos gestores pontuou um marco na história da Educação do estado, onde, pela primeira vez, os líderes das escolas passaram a ser escolhidos pela comunidade escolar, principal impactada pelas melhorias na educação.

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, destaca que a eleição para gestor escolar da rede estadual do Maranhão é uma das ações que integram o Programa Escola Digna, que busca transformar, cada vez mais, a escola em um espaço de construção democrática, a iniciar pela escolha dos profissionais que irão conduzir a gestão. “A eleição representa o compromisso do governador Flávio Dino com a construção de uma escola pública participativa e democrática, na qual alunos, professores, técnicos e gestores trabalham juntos em prol dos resultados e da qualidade no processo de ensino e da aprendizagem”, destaca.

Regina Silva é professora da rede pública estadual há mais de 10 anos, foi eleita como gestora do Centro de Ensino João Francisco Lisboa (Cejol) com 94% dos votos da comunidade escolar, em 2015. Ela explica que a confiança depositada pela comunidade vem acompanhada de muita vontade de realizar um bom trabalho, mas também de muita responsabilidade.

“Aproximadamente, 3 mil alunos circulam diariamente pela Escola. Todos com seus anseios e desejos para um bom ambiente escolar e para o futuro. O nosso papel tem sido de dialogar e dar voz aos alunos junto à Secretaria de Educação do Estado e ao Governo do Estado para conseguir as melhorias necessárias para o ensino. A eleição para gestores foi um grande avanço para a educação do Maranhão, é uma conquista recente que ainda dará muitos frutos”, explica animada.

É através do diálogo com os Gestores que alunos passam suas necessidades e desejos para um ambiente escolar de qualidade. Isabela Leal, aluna e presidente do Colegiado do Cejol, fala da importância da escolha de representantes. “Os alunos têm desejos, todos nós queremos um bom futuro e a educação é fundamental para isso. Realizamos reuniões mensais com todo os membros do colegiado, são alunos, professores e gestores em contato direto para definir melhorias para nossa escola. Eleger nossos gestores e trabalhar em conjunto com a gestão da escola melhora muito a relação aluno/direção tão problemática em outros anos”, conta a aluna.

Entre as vitórias da nova gestão do Cejol, estão a aquisição de ar-condicionado para a biblioteca, melhoria dos banheiros e a construção de um auditório.

Para o professor de Língua Portuguesa, José de Ribamar Melônio, a eleição de gestores, além de iniciar os alunos, em sua maioria adolescentes, nas práticas democrática, ainda permite que alunos, professores e gestores se unam em favor de uma educação de qualidade. “A escolha nos permite participar diretamente da gestão, cobrando e acompanhando os avanços da escola”, explica ele que dá aulas na escola desde 1994.

Os profissionais aptos a participarem dos novos pleitos deverão preencher a ficha de inscrição que consta no Edital disponível na página da Secretaria de Estado da Educação www.educacao.ma.gov.br e encaminhar ficha e documentação para o email eleicaogestores@educacao.ma.gov.br, com o nome da escola e o município no campo de assunto.

O resultado das inscrições deferidas será divulgado no dia 3 de novembro, pela Seduc. Não participam do processo escolas indígenas, quilombolas, unidades localizadas em áreas de assentamento, escolas militares, de tempo integral e de educação especial.

Fonte: Secap
Texto: Fabiana Akira