As Escutas Pedagógicas, promovidas pelo governo do estado, já reuniram 1.811 professores da Rede Estadual de Ensino nas Unidades Regionais de Educação (UREs) do Maranhão. Os encontros, que iniciaram dia 9 deste mês, têm a finalidade de discutir com os educadores estratégias e proposições para a melhoria dos índices educacionais, sobretudo, o processo do ensino e da aprendizagem no Ensino Médio.
“A escuta foi muito proveitosa para nós professores da rede estadual e que tenha mais e mais escutas em todo o Maranhão, porque isso vai suprir as nossas necessidades e também dar a nossa opinião em relação ao que está se passando na educação do nosso estado, tanto no âmbito de sala de aula como na escola. Agradeço a todos os profissionais envolvidos na escuta e ao Governo do Estado”, destacou o professor Márcio Alessandro, que leciona no município de Rosário.
Além de Rosário, as escutas já percorreram as regiões de Itapecuru, Santa Inês, Chapadinha, Barra do Corda, Pedreiras, Presidente Dutra, Timon, Pinheiro, Bacabal, Caxias e Viana. Em todas elas, os professores avaliaram que os encontros são fundamentais para a qualidade do ensino.
“A iniciativa da Seduc de implantar essa escuta foi algo muito positivo, porque para melhorar a educação do nosso estado não basta que as ideias, as politicas venham apenas da secretaria para atingir as escolas, mas também precisa partir da escola para chegar a Seduc. Nesse caso os professores sendo ouvidos é algo super positivo e vai fluir bastante para o desenvolvimento do nosso Estado”, ressaltou a professora Silvia, do C.E. Luís Rocha, Santa Helena.
Com a presença de secretários adjuntos e técnicos da Seduc, as escutas servem para registrar todo processo dialógico em instrumento específico para orientar tomadas de decisões sobre ações estratégicas de fortalecimento pedagógico nas escolas da rede.
Para as professoras de Língua Portuguesa, Terezinha e Paixão, que lecionam em Timon, as escutas irão produzir resultado significativas no campo da formação do educador e nas políticas educacionais do estado. “A escuta foi de muita qualidade para o nosso aperfeiçoamento e crescimento profissional e que sejam postas em prática as propostas feitas aqui, sejam vistas como sucesso e colocadas como prioridade para a educação do nosso Maranhão”, disse Terezinha Rocha, do C.E. João Lula.
“A Escuta Pedagógica valeu a pena, penso que toda iniciativa visando o bem comum, principalmente da educação, é positiva. E é uma forma de nós falarmos para os nossos gestores maiores, secretários, o governador, os nossos anseios e espero que nós sejamos de fato ouvidos e tenhamos um retorno significativo”, concluiu a professora Maria da Conceição Paiva Paixão, C.E. Clodomir Millet.
Na próxima segunda-feira (20), as Escutas Pedagógicas serão realizadas nas regionais de Balsas, Codó e Imperatriz, e na terça-feira (21) em São João dos Patos, Zé Doca e Açailândia. O último encontro acontecerá em março, em São Luís, com data a ser definida.
Fonte: Seduc
Fotos/Divulgação
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI