11/08/2016 1:58 pm

Espírito Olímpico toma conta do Centro de Ensino Manoel Beckman

Foto 1_Divulgação_Seduc_10082016 - Espirito Olímpico toma conta do Centro de Ensino Manoel Beckman

Estudantes do CE Manoel Beckman apresentam trabalhos com base nos jogos olímpicos

“Nós estamos vivendo um momento ímpar em nossa escola. Um momento de alegria, de confraternização, de integração, além de estarmos focados na busca de mais conhecimento, de demonstrar às pessoas como somos capazes de produzir, de fazer algo grande quando estamos unidos em torno de um objetivo, de uma ideia”, disse Yasmim Fernandes, aluna do 3º ano do Ensino Médio. Ela está entre os mais de 650 estudantes do Centro de Ensino Manoel Beckman, escola da rede estadual de ensino, no bairro Bequimão, que foram contagiados com o ‘Espírito Olímpico’ que tomou conta da comunidade escolar durante a “IV Gincana Olímpica”, realizada nesta quarta-feira (10).

A atividade faz parte do planejamento pedagógico realizado desde o início do ano. Com o tema “As Olimpíadas e suas diferentes linguagens esportivas e socioculturais nos Cinco Anéis”, a gincana envolveu os estudantes e professores dos dois turnos e tem por objetivo destacar a importância das Olimpíadas na integração de diferentes culturas, na formação do homem participativo, solidário e consciente das ações que transformam a sociedade.

Na abertura, além do hino nacional, foi executada a música ‘Carruagem de Fogo’, tema oficial dos jogos olímpicos, para colocar os alunos no clima de competição e fraternidade. “A gente sente o clima de olimpíada. E a gincana, além de ajudar a gente a melhorar o conhecimento, ajuda na união e no respeito às diferenças”, disse Ayla Munique, 2º ano do Ensino Médio.

Antes da apresentação das atividades, estudantes e professores receberam uma mensagem da jogadora de basquete, a maranhense Iziane Marques, que destacou a importância da Olimpíada para ela, que está representando o Brasil e o Maranhão. Iziane também deixou para os estudantes uma mensagem de incentivo falando da importância do esporte e da cultura na vida dos jovens, como meios de socialização e de desenvolvimento pessoal e coletivo.

Os alunos foram divididos em cinco equipes mistas com estudantes de todas as séries. Cada equipe representando um anel olímpico e consequentemente um continente. “A ideia de misturar as séries nas equipes é para estimular de fato a união dos estudantes das diferentes turmas. Assim, um vai ensinando e aprendendo com o outro. Então fortalece os laços de integração e amizade, à medida que eles aprendem a demonstrar e socializar seus conhecimentos. Isso estimula solidariedade e fraternidade, de forma a estimulá-los a serem mais humanos no seu dia a dia”, disse a professora Maria Ribamar Silva, de Língua Portuguesa, Produção Textual e Literatura, e coordenadora do projeto.

Foto 4_Divulgação_Seduc_10082016 - Espirito Olímpico toma conta do Centro de Ensino Manoel Beckman

Durante a gincana as equipes cumpriram 10 baterias/desafios. Cada tarefa foi desenvolvida dentro de um contexto interdisciplinar, assim, foram apresentadas atividades desde o grito de guerra, a atividades ligadas à cultura, ao esporte e à sustentabilidade, entre outros temas. Em uma das tarefas cada equipe produziu um vídeo de um minuto sobre os jogos olímpicos de todos os tempos.

Na prova ‘cultura fashion show’, cada equipe apresentou uma coreografia, com temas voltados para a cultura de um país do continente que representava. Os estudantes demonstraram bastante conhecimento e desenvoltura no cumprimento das baterias. “Graças a Deus temos a oportunidade de ter gestores e professores preocupados com a nossa educação, com a nossa aprendizagem. Essa Gincana simboliza exatamente isso, a nossa força, a nossa vontade de buscar mais conhecimento, a nossa união e a paz acima de tudo”, disse Victor Gabriel de Jesus Santos, aluno do 3º ano.

Para Larissa Fernandes, aluna do 3º ano do ensino médio, que representou o anel vermelho/continente americano, a gincana é um momento ímpar na escola. “A Olimpíada tem essa missão de unir povos. E aqui, a nossa gincana trouxe uma aproximação muito grande entre os estudantes. Durante a preparação da gincana tivemos a oportunidade de conhecer melhor um ao outro. É isso que a gente deseja para a nossa escola, união e paz”, destacou a estudante.

Além de ser atividade lúdica, com o viés na integração, também é um momento para os estudantes mostrarem o conhecimento adquirido em sala de aula. “Essa atividade tem, também, a proposta de juntar o conhecimento individual e coletivo dos alunos nas atividades de conhecimentos gerais de todas as disciplinas do currículo comum, que já foi trabalhado em sala de aula. Durante a preparação da gincana eles buscaram conhecer toda a história dos jogos, passado e presente, e a proposta maior dos jogos que é juntar, dentro do seu lema, ‘o mais rápido, mais alto, mais forte’, para demonstrar toda habilidade nas atividades em que o homem é exigido na sua essência”, disse a professora Maria Ribamar Silva.

Alunos com necessidades educacionais especiais durante apresentação

Alunos com necessidades educacionais especiais durante apresentação

Fonte: Seduc Texto: Regina Souza
Fotos/Lauro Vasconcelos

 

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI