“A gente nunca imaginou que um governo vinha em uma comunidade como a nossa. Estamos felizes porque, hoje, um governo representa a nossa comunidade”, diz a professora Vera Lúcia Figueiredo da Silva, beneficiada com uma escola digna em Peritoró dos Pretos neste sábado (16).
A comunidade remanescente quilombola recebeu a obra das mãos do governador Flávio Dino, em visita motivada por entrega de um pacote de investimentos a cinco cidades da Região Tocantina, incluindo Peritoró, onde está localizado o povoado.
A 17 quilômetros da sede do município de Peritoró, o quilombo só contava um uma escola improvisada em um barracão de taipa. A partir de investimentos de R$ 388 mil do Governo do Maranhão, a comunidade ganhou a Escola Municipal Francisco de Assis, um prédio moderno, amplo e bem equipado.
A construção integra as ações do Programa Escola Digna, por meio do qual o Governo substitui escolas de barro e palha por prédios de alvenaria com mobiliário, planejados para atender as necessidades de professores e alunos.
O aluno Rafael Silva Neves conta como era a realidade em sala de aula antes do benefício: “Aqui não tinha banheiro, não tinha cadeira com mesinha, os quadros eram ruins, o chão era todo esburacado, as telhas quebradas. Quando chovia, molhava os livros, as cadeiras, a gente tinha que parar a aula para não se molhar”.
Além de conforto e segurança, a nova estrutura possibilita outras abordagens pedagógicas, segundo Vera Lúcia. “A gente precisava tanto de uma escola dessas para ter mudanças. Antes, a gente escrevia num cartaz para trabalhar com o aluno, não tinha quadro para escrever. Hoje a gente tem quadro, tem espaço dentro da escola. Nosso método vai mudar muito, para melhor”, frisa.
Em nome da comunidade de Peritoró dos Pretos, a professora agradece o investimento: “Tanto a gente sonhou com uma escola, e ainda recebeu uma escola digna. É um sonho maravilhoso que se realiza hoje. Agradecemos ao Governo do Maranhão porque há anos a gente esperava por essa conquista”.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI