“Comecei escrevendo nas últimas páginas do meu caderno e quando eu o levei para a professora ver as atividades, ela pegou meu caderno, viu algumas rimas e perguntou se tinha sido eu que tinha feito, falei que fui eu. Ela me colocou em um concurso de poesias que tinha na escola e ganhei o primeiro lugar”, contou Alan Victor Saraiva Vieira, 12 anos, estudante da Unidade Integrada Sagarana II e do Núcleo de Altas Habilidades e Superdotação Joãosinho Trinta (NAAH/S), da Rede Estadual de Ensino, durante o lançamento de seu primeiro livro, na tarde desta sexta-feira (25).
Com título “Poesias do Meu Caderno Amarelo”, a obra do estudante é composta por poemas organizados em seu ‘Caderno Amarelo’ – local que, para ele, é sagrado por conter suas ideias e palavras de forma poética. “Pretendo lançar outros sete livros. Cada um virá com uma cor do arco íris”, revelou Alan Victor.
De acordo com a professora Elady Rosana Silva, mediadora do Núcleo de Altas Habilidades e Superdotação na área de verbal, Alan Victor chegou ao núcleo com muitas poesias. “Verificamos pra ver se realmente eram de autoria ou se havia copiado. Foi então que aconteceu um pequeno incidente na escola, quando sumiu a chave do portão principal. Pedimos para que ele fizesse uma poesia e depois Alan chegou para o professor com a primeira poesia, que se chama chave perdida”, comentou Elady.
A professora também destacou o trabalho que é desenvolvido com Alan e outras crianças no NAAH/S. “O trabalho com esses alunos começa na escola, ambiente no qual eles têm contato com os professores, que também são os grandes parceiros, eles nos indicam os alunos que são mais criativos dentro de sala de aula, que se desenvolvem mais verbalmente na parte da oratória e são encaminhados pro Núcleo e lá nós fazemos o processo de identificação e trabalhamos com os alunos”, ressaltou.
(Poesia A Chave Perdida) |
Onde se encontra a felicidade? Na chave de cidade Onde está a felicidade? Eu não sei, você não sabe. Para pensar e repensar Onde a felicidade Pode se encontrar? Basta você simplesmente amar Alan Victor Saraiva Vieira |
Fonte: Seduc
Fotos/ Lauro Vasconcelos
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI