O estudante Deisivaldo Lopes Silva, do 3° ano do Ensino Médio do Centro de Ensino Dayse Galvão, escola da rede estadual de ensino, localizada na Vila Embratel, foi o campeão da Olimpíada de Redação das escolas da área Itaqui-Bacanga, cuja final ocorreu neste sábado (1°), na quadra poliesportiva do Centro de Ensino Vicente Maia, no bairro Anjo da Guarda.
Com o título “Um olhar social sobre a homofobia”, a redação de Deisivaldo foi selecionada com nota máxima, em um universo de 70 produções textuais classificadas pela banca examinadora, formada por mestres e doutores de instituições de ensino superior.
“Busquei escrever sobre um tema que traz muitas contradições, mas que é muito importante para os dias atuais. No texto defendi que todos têm os mesmos direitos e as pessoas devem tratar todos iguais”, argumentou o estudante, que teve o trabalho orientado pela professora Elaine Araújo.
De acordo com a gestora regional de educação de São Luís, Eva de Moraes, que representou o secretário de Estado da Educação no evento, as sete escolas estaduais da região obtiveram bom desempenho na competição. “Foi um concurso importante porque além de incentivar a leitura e escrita, uniu diversas instituições do poder público e da iniciativa privada em prol do conhecimento”, destacou.
A reitora da Universidade Federal do Maranhão, Nair Portela, ressaltou a importância da olimpíada. “É um estímulo para a juventude. A Língua Portuguesa é o terceiro idioma mais falado no mundo. Portanto, precisamos falar e escrever bem e isso deve começar na escola”, disse.
Segundo o coordenador da competição, Antônio Wilson Maranhão, esse é o objetivo da olimpíada de redação. “Nossa meta é contribuir com a educação, estimular o aluno à prática da leitura e escrita”, enfatizou.
Premiação
O primeiro lugar da olimpíada recebeu um notebook, medalha, livro e a escola um kit esportivo, doado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc); o segundo lugar, que ficou com o aluno do Colégio Universitário (Colun), Jorge Fernando da Cunha, recebeu uma TV LED, medalha, um livro e um kit esportivo da Seduc; o terceiro lugar, também do Colun, foi a estudante Natália Garcia, que ganhou um tablet, troféu e medalha. Os demais estudantes classificados receberam medalhas.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI