11/10/2016 9:26 pm

Estudante da rede estadual é secretária de Estado da Educação por um dia

Foto 1_Divulgação_Seduc_11102016 - Estudante da rede estadual é secretária de Estado da Educação por um dia

Flávia Andreyna acompanhou o secretário de Educação, Felipe Camarão, durante a agenda da Caravana Estudantil em São Luís

“A gente sabe a dimensão do que eles fazem pela gente”, afirmou Flávia Andreyna, estudante do 1º ano do Ensino Médio do Centro de Ensino da Cidade de São José de Ribamar – Caic, ao cumprir, nesta terça-feira (11), agenda como secretária de Estado da Educação do Maranhão por um dia. Ela e outras duas meninas foram selecionadas, pela ONG Plan International, para vivenciar a experiência de ser secretário de Estado por um dia, como parte da programação pelo dia 11 de outubro – Dia Internacional das Meninas.

A data foi criada pela ONU em 2012, para celebrar os progressos e fortalecer a luta na promoção dos direitos das meninas e mulheres adolescentes. “Neste ano estamos ocupando pela ação ‘Meninas Ocupam’, três secretarias: Mulher, Educação e Juventude, para demonstrar que a gente tem potencial e pode chegar a esses cargos e contribuir com as políticas públicas”, destacou Flávia, secretária de Educação menina, durante reunião de apresentação na Seduc com o secretário Felipe Camarão e equipe de auxiliares.

Foto 2_Divulgação_Seduc_11102016 - Estudante da rede estadual é secretária de Estado da Educação por um dia

Secretária de Educação menina, Flávia Andreyna, reuniu com o secretário Felipe Camarão e a equipe da Seduc

“Todas vocês podem chegar a essas posições, pois têm capacidade e já estão fazendo a diferença a partir da realidade na qual estão inseridas. É por isso que o Governo do Maranhão está fomentando o protagonismo juvenil nas escolas, porque acredita no potencial da juventude para mudar a sociedade”, afirmou o secretário Felipe Camarão, durante a reunião realizada nesta terça-feira.

A secretária da Mulher menina, Maria Fernanda, tem 17 anos e reside no bairro Pedrinhas. Para ela, é uma oportunidade de aprendizado e também para reivindicar direitos das meninas. “Agradeço a oportunidade. Também fizemos uma carta chamando atenção para os direitos das meninas. O que as meninas querem é ser ouvidas”, disse.

As meninas secretárias por um dia fazem parte da campanha ‘Por ser menina’, da ONG Plan International, que visa promover o potencial das meninas ao redor do mundo, pela garantia de seus direitos e para por fim à discriminação baseada em gênero. O objetivo da campanha é habilitar e empoderar as meninas de todas as idades para que adquiram competências, habilidades e conhecimentos necessários para terem êxito na vida.

Fonte: Seduc
Fotos/Lauro Vasconcelos

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI