Com o título: “A ausência do policarismo”, a estudante maranhense Cibele Loiola Coelho Dias, do Colégio Militar Tiradentes III, no município de Bacabal, teve sua redação selecionada pelo 12º Concurso de Redação do Senado Federal. O resultado foi divulgado, nesta segunda-feira (7). Ao todo, 27 alunos foram selecionados, um de cada unidade da Federação, para atuar como jovens senadores, em Brasília, em novembro.
Com o tema “Cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil”, o Maranhão escreveu nesta edição, 13.478 alunos mobilizados, 279 professores envolvidos e 4.344 redações produzidas. Os textos passaram por duas seleções: uma na escola e a segunda na Secretaria de Educação. Desde 2011, o Jovem Senador já mobilizou em todo o país mais de 1,5 milhão de alunos de Ensino Médio de escolas públicas estaduais; 41 mil professores e a produção de quase 700 mil redações.
Os professores orientadores das redações selecionadas serão premiados com uma viagem a Brasília e acompanharão seus alunos, participando de uma programação específica, incluindo um curso de formação. No Maranhão, o professor Claudecy Alves dos Santos orientou Cibele Loiola Coelho Dias na produção textual e participará da formação em Brasília.
Os jovens senadores e professores estarão em Brasília de 25 a 29 novembro e a cerimônia de premiação ocorrerá no dia 26 de novembro no Plenário do Senado Federal. A legislatura tem início com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa Jovem e se encerra com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.
Os estudantes Luiz Eduardo Oliveira Bezerra do CE Paulo Freire do município de Loreto e Amanda Lorrani Gomes Cunha do CETI Jacira de Oliveira e Silva do município de Timon, ficaram em 2º e 3º lugar, respectivamente e, receberão do Senado certificados de participação, assim como seus professores orientadores. Suas escolas receberão um kit com publicações do Senado Federal, para compor acervo da biblioteca.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI