A estudante Francisca Jamille Rodrigues dos Santos, de 16 anos, matriculada na 2ª série do Ensino Médio no Centro Educa Mais Mourão Rangel/URE-Imperatriz, foi uma das medalhistas de bronze na Olimpíada Brasileira de Língua Inglesa (OBLI 2024.2), realizada neste mês de novembro. Sob orientação da professora de Língua Inglesa Lídia Alves da Silva, Francisca Jamille destacou-se na competição organizada pela Seleta Educação, uma instituição dedicada ao desenvolvimento acadêmico e intelectual de alunos e professores.
Os objetivos da OBLI, alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), incluem incentivar o uso do inglês em contextos variados, aprimorar a compreensão leitora e auditiva e promover o pensamento crítico sobre a diversidade linguística e cultural. A competição busca explorar a dimensão intercultural da língua, respeitando as culturas associadas ao inglês, além de fomentar a autonomia de aprendizagem, encorajando os estudantes a utilizarem o idioma para acessar informações e oportunidades de aprendizado contínuo, sempre considerando o contexto brasileiro e suas necessidades específicas.
Na 2ª edição da OBLI 2024, houve 38.590 inscritos de todos os estados brasileiros. Desses, foram concedidas 936 medalhas de ouro, 1.120 medalhas de prata, 2.527 medalhas de bronze e 4.104 certificados de Honra ao Mérito.
“A Olimpíada Brasileira de Língua Inglesa acontece duas vezes ao ano. Na primeira participação, Francisca Jamille recebeu o certificado de Honra ao Mérito. Já nesta segunda vez, conquistou a medalha de bronze como finalista”, contou a professora Lídia Alves.
“Eu me senti muito feliz, porque nunca imaginei que fosse ganhar uma medalha com meu conhecimento em inglês”, declarou Francisca Jamille.
Segundo a professora Lídia, conquistas como essa são transformadoras: “Os alunos, muitas vezes, acreditam que não são capazes de alcançar algo como uma medalha ou de serem finalistas em uma olimpíada. Essa experiência trouxe muito incentivo para a vida da Jamille, que percebeu que é capaz de crescer e conquistar grandes sucessos”. Ela acrescentou: “Foi um prazer participar e acompanhar a preparação da estudante para a OBLI. Incentivar os alunos faz parte do nosso papel como professores, para que nunca desistam”.
Crédito Foto: Divulgação
Texto: Aparecida Marconcini
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI