17/11/2015 7:31 pm

Estudante maranhense é empossada como Jovem Senadora e eleita presidente da Mesa Jovem em Brasília

foto 1 Estudante maranhense é empossada como Jovem Senadora e eleita presidente da Mesa Jovem em Brasília

Estudante Cindynéia Ramos Cantanhêde tomou posse no plenário do Senado Federal.

Até sexta-feira (20) a estudante Cindynéia Ramos Cantanhêde, do Liceu Maranhense, terá a oportunidade de simular, em Brasília, a atuação dos Senadores da República e a presidência da Mesa Jovem do Senado, vivenciando o processo de discussão e elaboração das leis do nosso País. A maranhense tomou posse e, em seguida, foi eleita presidente Jovem do Congresso Federal, nesta terça-feira (17), através do concurso Jovem Senador 2015.

Cindynéia e outros 26 estudantes brasileiros, um de cada estado, foram selecionados no 8º Concurso de Redação do Senado, com o tema “Participação política: no Parlamento, nas ruas e nas redes sociais”. Ela abordou o tema “Juventude Cidadã”, orientada pela professora Suelen da Silva Maia, que a acompanha em Brasília, juntamente com a Supervisora de Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Eliana Pereira.

“Nestes dias teremos a oportunidade de criar projetos de Lei que poderão ter uma influência positiva na vida da população, seja na área dos direitos humanos, na educação, etc. Com certeza, um aprendizado como esse em nossa adolescência nos acompanhará para toda a vida acadêmica e profissional e ainda poderemos levar isso para outros estudantes que almejam participar efetivamente da política brasileira, seja criando um projeto de Lei ou sendo um jovem senador”, destacou Cindynéia Ramos.

foto 3 Estudante maranhense é empossada como Jovem Senadora e eleita presidente da Mesa Jovem em Brasília
A estudante apontou, ainda, a importância da cada jovem senador para a educação brasileira. “Cada um de nós sairá daqui como referência para a educação em nosso estado e podemos, a partir daqui, participar efetivamente da política brasileira”, ressaltou no discurso proferido após a eleição da mesa jovem, que a elegeu presidente na edição do programa neste ano.

No Maranhão, Daniel Silva Clemente, do Centro de Ensino Ana Isabel Tavares, no município de Dom Pedro, com a redação “Participação cidadã – um brado retumbante rumo ao progresso”, ficou em 2º lugar; e Rannyef Barbosa de Sousa, do Centro de Ensino Manoel Campos Sousa, de Bacabal, ficou em terceiro lugar, com o tema “Patriotismo”.

Agenda

Ainda nesta terça, os jovens senadores receberam orientações sobre as atividades legislativas, bem como das comissões, que serão ocupadas pelos estudantes na quarta (18) e quinta-feira (19). A programação encerra na sexta com visitas guiadas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e Palácio do Planalto e a votação final dos projetos legislativos no plenário do Senado Federal.

Em 2015, o Jovem Senador mobilizou 267 mil estudantes, de até 19 anos, matriculados no ensino médio de escolas públicas estaduais em todo o país. Ao todo, o Jovem Senador contou diretamente com o apoio de 6.045 professores orientadores.

Fotos/ Eliana Pereira

foto 2 Estudante maranhense é empossada como Jovem Senadora e eleita presidente da Mesa Jovem em Brasília

Ao todo, 27 estudantes de ensino médio, um de cada estado, participam do programa.

 

foto 4 Estudante maranhense é empossada como Jovem Senadora e eleita presidente da Mesa Jovem em Brasília

A estudante, acompanhada da professora orientada Suelen da Silva Maia (E) e a Supervisora de Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Eliana Pereira (D).

 

 

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI