13/11/2015 9:07 pm

Estudantes apresentam soluções inovadoras em Mostra de Ciência e Tecnologia no CE Bacelar Portela

Estudantes apresentam projeto sobre a separação de hidrogênio para uso como combustível para carros Fotos/Matheus Marques

Estudantes apresentam projeto sobre a separação de hidrogênio para uso como combustível para carros

 

O pátio e corredores do Centro de Ensino (CE) Bacelar Portela foram transformados num salão de ciência, tecnologia, cultura e saberes, onde os estudantes são os protagonistas das experiências e pesquisas realizadas. É a ‘Mostra de Ciência e Tecnologia’ realizada pela escola, nesta sexta-feira (13) e sábado (14). A abertura oficial do evento contou com a participação da Banda de Música da Polícia Militar do Maranhão.

 

A mostra reúne 60 trabalhos realizados a partir de projetos pedagógicos desenvolvidos em sala de aula durante todo o ano em diversas áreas do conhecimento, com destaque para as ciências exatas, uma vez que a escola possui quatro cursos profissionalizantes (Eletromecânica, Mecânica, Eletrotécnica e Edificações).

 

Os estudantes lançaram mão da criatividade e da pesquisa para buscar soluções para problemas do cotidiano das pessoas. Assim, os estudantes do terceiro ano, turma 302 vespertino, desenvolveram um ‘detector de obstáculos’ para tentar facilitar a vida de pessoas com deficiência.

 

“Essa Mostra é interessante porque nos desfia a pensar, a buscar soluções para os problemas. Ao mesmo tempo estimula a aprender mais”, disse Claudivan Borges, aluno do terceiro ano.

 

Já os alunos do terceiro ano, sala 304, trabalharam a questão da sustentabilidade e apresentaram na mostra uma maquete de um ‘condomínio sustentável’, que usa energia solar, aproveita água da chuva, recicla e reutiliza tudo o que é possível.

 

Na mesma linha de preocupação com o amanhã, a equipe ‘Hidrogênios’ apresentou o ‘Combustível do Futuro’ – projeto que visa a separação do hidrogênio, encontrado em grande quantidade na natureza para a utilização como combustível para carros. A separação é feita pelo processo de hidrólise. “Essa energia seria dez vezes mais eficiente que a gasolina, é mais barata e, principalmente, não polui”, destacou o estudante Marcos Vinicius Diniz Ferreira.

 

A mostra também traz produção cultural trabalhada nas disciplinas da área de linguagens.

 

“Essa mostra é a culminância de um ano de trabalho, onde os professores, cada um na sua área, desafiaram e estimularam os estudantes a produzirem. O resultado foi muito bom. A cada ano eles aprimoram as ideias, trazem melhores trabalhos”, destacou José Sóstene Santos Costa, gestor da escola.

 

“O que nós estamos fazendo aqui é mostrando para a comunidade escolar e circunvizinha tudo que a escola está produzindo com seus professores e seus estudantes. Aqui a gente sai daquele momento de sala de aula para a prática. Isto estimula, instiga os estudantes a aprenderem”, enfatizou Diego Rodrigo Pereira, coordenador de estágios e projetos do Bacelar Portela.

Trabalhos escolares foram mostrados no pátio da escola

Trabalhos escolares foram mostrados no pátio da escola

Fotos/Matheus Marques

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI