1/09/2016 7:52 pm

Estudantes da EJA são premiados em concurso nacional da DPU

alunos_EJA (1)

Daiane Camelo Duarte destaca premiação como oportunidade para ressocialização.

“Tem hora que eu nem acredito que eu tenha ganhado este prêmio. Tenho esperança que este prêmio possa abrir as portas para mim, quando eu deixar o sistema prisional, que possa servir para que as pessoas me deem oportunidade de seguir a minha vida de uma forma mais correta”. Foram essas as palavras de Daiane Camelo Duarte, 26 anos, aluna do terceiro ano do Ensino Médio/Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Unidade Escolar João Sobreira de Lima, escola da Rede Estadual de Ensino, no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, durante a solenidade que premiou, ainda, o estudante Evaldo Silva Nogueira – Aluno do Ensino Médio/EJA, do Centro de Ensino Luiz Sérgio Cabral, em Paço do Lumiar, também, escola da Rede Estadual.

Os dois estudantes receberam certificados e medalhas de ouro pelo primeiro lugar, cada um em sua categoria, no I Concurso de Redação, promovido pela Defensoria Pública da União (DPU), em 2015, que teve como tema “Eu tenho direitos e a DPU está comigo!”. O tema foi debatido nas escolas tanto em ambiente de ensino como em atividades extraclasses, por meio de intervenção pedagógica dos professores.

O concurso contou com a participação de estudantes da rede pública de ensino de todo o país. No Maranhão, o projeto teve a parceria da Secretária de Estado da Educação (Seduc), por meio da Supervisão de Modalidades e Diversidades Educacionais, e envolveu cerca de 150 estudantes, de 20 escolas da Rede Estadual.

O concurso premiou 14 categorias, divididas entre alunos matriculados no ensino regular e na EJA, alcançando do 6º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental e os três anos do Ensino Médio. Foram premiadas as três melhores redações de cada categoria.

Daiane foi a única aluna do Sistema Prisional, do país, a participar do concurso. A estudante obteve a nota 8,25 na categoria de Redação IV – Ensino Médio/EJA/ Sistema Prisional, e contou com a orientação da Professora de Língua de Portuguesa, Raimunda Amorim.

Evaldo Silva Nogueira obteve a nota 9,5 na categoria Redação IV- Ensino Médio/EJA. “Eu estou muito feliz com esse resultado. A gente fica sempre com aquela dúvida, será que vai dar para passar, ou não? Quando eu recebi o resultado, fiquei muito feliz! É muito gratificante está aqui hoje. A gente prova que pode competir, que tem capacidade,” disse Evaldo Silva, que teve a orientação da professora Sheila Gomes Ramos de Castro.

Participaram da solenidade, realizada no Auditório do Centro Administrativo do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Claudinei Rodrigues, Superintendente de Modalidades e Diversidades Educacionais, representando o Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão; o Secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves; Néria Cristina Moreira, Supervisora de Educação da SEAP, representando o Secretário de Estado de Administração Penitenciária, Murilo Andrade de Oliveira; Rachel Bonfim, Pedagoga da DPU e coordenadora do projeto; Quézia Jemima Custódio, Defensora chefe da DPU/MA; o juiz Fernando Mendonça, representando o Desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho, Coordenador Geral da Unidade de Monitoramento, Aperfeiçoamento e Fiscalização do Sistema Carcerário.

“Esse momento representa a realização de um sonho e de um projeto da DPU. Para nós este projeto foi uma perspectiva de transformação, mesmo. E ver o quanto estes alunos estavam felizes com esta vitória, com esta realização, foi um momento único para todos nós. A Daiane é uma prova do quanto as pessoas podem vencer desafios e superar adversidades”, disse a Defensora Chefe da DPU/MA.

Para o Juiz Fernando Mendonça, a premiação, principalmente para a aluna da Educação Prisional, é a prova da presença do Estado no Sistema Penitenciário. “O Estado inteiro tem que estar na Execução Penal, seja com todas as suas secretarias, na área de educação, de direitos humanos, de saúde, de esporte, ou seja, em todas as áreas, para que os aprisionados tenham oportunidade de receber atendimento naquilo que eles necessitam. Hoje, a gente está vendo a Secretaria de Educação lá dentro, levando ensino, levando oportunidades. E quando isto acontece o resultado é este”, destacou.

Os estudantes Daiane Camelo Duarte (UE João Sobreira de Lima, Complexo Penitenciário de Pedrinhas) e Evaldo Silva Nogueira (CE Luiz Sérgio Cabral) foram premiados.

Fotos: Lauro Vasconcelos
Texto: Seduc