23/12/2020 3:17 pm

Estudantes da rede estadual de ensino conquistam primeiras colocações em Circuito Ludovicense de Xadrez

Circuito Ludovicense de Xadrez Escolar 2020

O Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) Joãosinho Trinta foi destaque no Circuito Ludovicense de Xadrez Escolar 2020. Os estudantes do Núcleo tiveram excelente desempenho em suas categorias, conquistando os primeiros lugares na competição.

Normalmente o CLXE é realizado em nove etapas, mas, este ano, devido à pandemia da Covid-19, foi realizado em apenas cinco. A 5ª e última etapa ocorreu, nesse sábado (19), no Q-BALL, localizado no bairro Vinhais, em São Luís, mesmo local das etapas anteriores.

Os destaques do Circuito 2020, contabilizando o resultado de todas as etapas, foram Luiz Augusto Costa Barbosa, campeão Sub-14 e 1º colocado na classificação geral; Edson Tabet Ahid Netto, que conquistou o 3º lugar no ranking geral na categoria Sub-12; Railson Santos Costa, que disputou o Circuito pelo CE Estado do Mato Grosso e ficou em 3º lugar no ranking geral da competição; e, no feminino, Jainara da Silva Elias, que obteve a 2ª colocação na categoria 15 a 18 anos.

O professor do NAAH/S, Cleverson Ferreira Castro, expressou sua alegria em ver o desempenho de seus estudantes sendo reconhecido em uma competição importante e destacou que o xadrez representa muito mais do que movimentar peça em um tabuleiro.

“Sinto orgulho em ver o sucesso e a posição que os estudantes chegaram. Fizemos um bom trabalho no esporte xadrez, no qual os ensinamentos vão além dos tabuleiros, são lições de vida. No circuito, ver a juventude do nosso estado se dedicando a uma modalidade tão digna é a consagração dos nossos esforços. Então, desejo que o ano que vem seja melhor e mais vitorioso em todos os sentidos, especialmente para o NAAH/S”, exprimiu.

A estudante Jainara da Silva expressou que aprendeu a jogar xadrez quando era pequena e nunca mais parou. “O NAAH/S me estimulou a voltar a jogar e eu agradeço muito a eles. O xadrez me ensinou que, às vezes, devemos sacrificar algumas peças para dar o xeque-mate e isso eu levo para vida. Agradeço muito ao NAAH/S, ao professor Cleverson, ao mestre Nicolau Leitão e a minha família que contribuíram muito com o meu aprendizado e sempre me apoiam”, informou.

“A conquista dos nossos estudantes surge como um bálsamo em nossos corações. Em tempos de muita tristeza, conseguimos garantir as participações e os resultados proveitosos ao Núcleo Joãosinho Trinta, sendo não apenas significado de vitórias, mas principalmente de esperança para tempos melhores”, proferiu Fabiano Tajra, Gestor Geral do NAAH/S.

A premiação dos melhores do ano do Circuito Ludovicense de Xadrez Escolar 2020 será realizada em janeiro de 2021, com data ainda não definida pela comissão organizadora do evento.

Mais fotos:

Fonte: Seduc
Texto: Antônio Figueiredo
23/12/2020

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

Ouvidoria
0800 280 0166
(98) 3194-7721
(98) 3194-7722

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI