17/06/2018 11:06 am

Estudantes da rede estadual de ensino continuam ‘Emaranhando Sonhos’

Estudantes durante a etapa regional de São Luís do ‘Emaranhando Sonhos’.

Estudantes durante a etapa regional de Imperatriz do ‘Emaranhando Sonhos’

Durante três dias, de 20 (quarta-feira) a 22 (sexta-feira), o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realiza a etapa estadual do ‘Emaranhando Sonhos: I Encontro de Grêmios Estudantis’. O evento acontece
no Instituição de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), no Centro da cidade.

O I Encontro de Grêmios Estudantis do Maranhão, etapa estadual, acontece seis dias depois de 650 estudantes representantes de grêmios, de 116 escolas da Unidade Regional de São Luís (URE São Luís), terem lotado o Cintra, no último encontro das etapas regionais.

Foto 2: Lideranças estudantis no Emaranhando Sonhos etapa regional de Imperatriz.

Lideranças estudantis no Emaranhando Sonhos etapa regional de São Luís

Nas 19 etapas regionais, o projeto mobilizou 5.472 lideranças, representantes de 393 Grêmios Estudantis de escolas das 19 Unidades Regionais de Educação (UREs).

Para a etapa estadual do projeto estão inscritos 505 estudantes que foram  eleitos ‘Delegados’, em suas respectivas regionais.  Durante 03 dias esses estudantes estarão reunidos, trocando experiência, interagindo, debatendo sobre políticas estudantis, esporte, cultura, protagonismo e participação na gestão escolar.

E como diversão também faz parte do processo de construção da cidadania e do crescimento pessoal, além de fazer bem para a saúde mental, foi preparada uma ampla programação cultural, com grupos de dança, bandas, atividades recreativas, entre outros. No dia 22 (sexta-feira) os participantes vão poder acompanhar o jogo da Seleção Brasileira  no próprio local, onde será instalado um telão. Toda a programação tem o jovem como ator principal.

“Estamos muito felizes com o resultado do ‘Emaranhando Sonhos’. Mobilizamos milhares de estudantes, conseguimos avançar na criação dos grêmios. Saímos de cerca de 30 grêmios para mais de 400. E o Governo do Maranhão continua incentivando os alunos, as escolas a criarem seus grêmios, por entender que o grêmio é um espaço, é uma ferramenta para melhorar o ambiente escolar e contribuir para a construção da uma Escola Digna e de um jovem empoderado e protagonista. Essa etapa estadual será a consagração do projeto”, pontuou Ismael Cardoso, Secretário Adjunto de Programas e Projetos Especiais.

Um Projeto de esperança

O ‘Emaranhando Sonhos’  é um projeto criado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e outros órgãos estaduais, com o objetivo de estimular a formação de grêmios estudantis, o protagonismo juvenil e a participação na gestão escolar.

A ação inédita no estado, além de mobilizar milhares de jovens, mostra a cada encontro que, renasce entre os estudantes da rede estadual de ensino um sentimento de esperança de que é possível ter voz, ser ouvido, construir a sua própria história e participar da construção de um Maranhão mais justo e democrático.

Esse sentimento é expressado em depoimentos de jovens que participaram das etapas regionais. São falas como a da estudante Débora Meireles, do Grêmio Estudantil do C.E. Júlio de Mesquita Filho, da Ure/São Luís.

Estudante Débora Meireles

“Este é um momento único de aprendizado para todos os estudantes que estão aqui. E com certeza muitas coisas boas iremos levar para nossas escolas. É um momento único e de empoderamento”,  disse a estudante Débora Meireles.

Ou da estudante Nadyelle Gleyce, 18 anos, presidente do grêmio do C. E. Clodomir Millet.

“O grêmio na minha escola, ele mantém um diálogo equilibrado entre alunos, professores e gestores para que haja uma comunicação melhor com cada um dentro e fora da escola, ou seja, na comunidade. Isso é democracia”, disse a aluna.

Para Lucas Demétrio, 17 anos, da cidade de Poção de Pedras, na Unidade Regional de Pedreiras, onde 322 líderes estudantis participaram da etapa regional, o projeto é mobilizador e motivador.

“Esse projeto mexe com a gente, nos motiva, e nos faz perceber que todos nós somos protagonistas, independentemente de raça, religião e gênero. E devemos mostrar, através das nossas atitudes, o que temos em mente.”, diz Lucas Demétrio.

“Esse projeto está nos motivando a trocar experiências e ideias, além de comentar as dificuldades do dia a dia e adquirir conhecimento para que saibamos lidar melhor com isso”, disse Raianny Batista, 17 anos, presidente de grêmio em Barreirinhas.

“Muito nos orgulha ouvir depoimentos como estes, que revelam o envolvimento e a esperança dos estudantes Maranhenses. O Emaranhando Sonhos: I Encontro Estadual de Grêmios Estudantis do Maranhão é um marco na história do nosso estado. O governador Flávio Dino escolheu melhorar a vida das pessoas pela educação e, para isso, criou o Programa Escola Digna, que está revolucionando a estrutura das escolas e a qualidade do ensino ofertado. E também criou o ‘Mais Grêmio’, onde uma das ações é o Emaranhando Sonhos, um projeto pensado para estimular o protagonismo juvenil”, pontuou o Secretário Felipe Camarão.

Fonte: SEDUC
Fotos/Antônio Martins  Cida Marconcine