11/10/2016 8:00 pm

Estudantes da Rede Estadual de Ensino são selecionados para o programa Parlamento Juvenil do Mercosul

image1 (1)

Estudantes pré-selecionados pelo Parlamento Juvenil do Mercosul

Quatro estudantes maranhenses foram pré-selecionados para a etapa final do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM 2016). Dos selecionados, três estudantes são pertencentes à Rede Pública Estadual e um é aluno do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Abisai Lourenço Coelho e Gabriel da Conceição são alunos do Centro de Ensino (C.E.) Maria Helena Duarte; e Francisco Benedito da Silva Serra, estudante do C.E Maria Pinho.

Os estudantes participaram primeiro da etapa estadual, onde houve um processo seletivo que, dentre os critérios, exigia que os estudantes estivessem matriculados e frequentando regularmente o 1º ou 2º ano do Ensino Médio, ter boa atuação escolar (frequência, conduta e rendimento) e deviam elaborar um projeto autoral de protagonismo juvenil que contemplasse sua realidade local. Depois de elaborados, os projetos foram encaminhados para a Coordenação do PJM da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que analisou e selecionou os três projetos que receberam as melhores pontuações.

O Parlamento Juvenil do Mercosul é um programa desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de promover o protagonismo juvenil, abrindo espaço para diálogos e discussões sobre temas vinculados à educação, como inclusão educativa, participação cidadã, direitos humanos, diversidade de raça, etnia e gênero, integração regional e trabalho.

A etapa nacional é coordenada pelo MEC, por meio de processo eleitoral democrático envolvendo os 108 candidatos nacionais pré-selecionados (três da Rede Pública Estadual e um da Rede Federal de Educação Profissional, de cada uma das 27 unidades federativas).

Até o próximo dia 30, os alunos promoverão suas candidaturas nas escolas e nas redes sociais, por meio de vídeos e mensagens, utilizando a hashtag #EleiçãoPJMBrasil2016, com o intuito de apresentarem seus projetos e mobilizarem os estudantes da rede estadual de ensino, com idade entre 14 e 18 anos, a votarem e escolherem as melhores propostas.

A votação será realizada no dia 30 de outubro, por meio do portal do MEC, no endereço eletrônico www.pjm.mec.gov.br/by, onde os alunos terão seus perfis e projetos divulgados, para a consulta pública.

O jovem eleito para representar seu estado e o Brasil no PJM tem mandato de dois anos e, durante esse período, participa ativamente do processo de elaboração e divulgação da Declaração do Parlamento Juvenil, documento produzido pelo coletivo do PJM, composto pelos parlamentares juvenis de todos os países-membros e associados.

Fonte: Seduc
Fotos/Divulgação

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI